Voltar para a tela anterior.

Região do Serrano quer vagas infantis, infraestrutura e saúde

Cerca de 100 pessoas marcaram presença na segunda edição do Câmara Vai aos Bairros deste ano, nesta quinta-feira (02/06), na Paróquia Menino Deus


Os moradores da região do Serrano soltaram a voz no projeto Câmara Vai aos Bairros desta quinta-feira (02/06), na Paróquia Menino Deus (bairro Serrano). Dezesseis pessoas utilizaram o microfone para dizer aos parlamentares que, entre outras demandas, precisam de mais vagas na Educação Infantil, melhor infraestrutura e manutenção viária, e regularização fundiária. O encontro foi conduzido pela presidenta do Legislativo, vereadora Denise Pessôa/PT.

Nesta que foi a segunda edição de 2022, o Legislativo recebeu 19 formulários (em papel e online) contendo diversas reivindicações, a imensa maioria voltada ao poder Executivo.

Após cada parlamentar se apresentar e de o presidente da União das Associações de Bairros (UAB), Valdir Walter, agradecer pela presença da comunidade mesmo diante de frio forte (a temperatura estava em 9ºC, mas a sensação térmica era de 2ºC), os moradores se manifestaram. A anfitrião Justina Inês Ribeiro, presidente da Associação de Moradores (Amob) Serrano, por outro lado, teceu agradecimentos aos vereadores por se deslocarem até o bairro. Em seguida, ela listou quase uma dezena de necessidades. Entre elas, mais vagas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.

“Temos duas escolas que atendem ao Ensino Fundamental, mas não são suficientes e os estudantes acabam tendo de ir para fora (outros bairros) para estudar. Muitas mães não conseguem trabalhar porque não têm onde deixar os filhos pequenos. Na Educação Infantil, a criação de uma escola é prioridade”, enfatizou Justina. A líder comunitária ainda solicitou asfaltamento para a rua do ônibus. No bairro Jardim das Hortênsias, o presidente Adelar Souza também mencionou o asfalto, só que se queixando das condições precárias de algumas ruas.

A Educação Infantil voltou a ressoar no discurso da presidente do loteamento Balardin, Maria Joelma Bernardes; do conselheiro tutelar Gilmar Ferreira; e do presidente do Jardim Adorado, Ildefonso da Fonseca (Tuti). “Não temos Escolas de Educação Infantil e as crianças que se candidatam a vagas em outros bairros nunca conseguem ser contempladas. Espero que os vereadores escutem nosso grito de socorro e que nos ajudem”, implorou Maria Joelma.

Para o Jardim Filomena, o presidente do loteamento, Adilson Menon, pediu regularização fundiária. No seu entendimento, se o local for regularizado, a chance de as famílias receberem os serviços públicos serão maiores.

Também permearam os pronunciamentos de outros líderes comunitários: a falta de médicos e de dentistas, a urgência por mais linhas e horários de ônibus, o tratamento de esgoto, as melhorias no recolhimento de resíduos e a regulamentação da lei das águas.

Diante dos posicionamentos, a presidenta Denise comunicou que todas as demandas e sugestões serão agrupadas em um relatório e entregues à administração municipal, já que a grande maioria diz respeito ao Executivo. A parlamentar cumprimentou a plateia pela disponibilidade e envolvimento nesta segunda edição do Câmara Vai aos Bairros. “Só temos a agradecer pela presença de todos, nesta noite fria. Ouvir a reivindicação de cada um e direcioná-las aos órgãos competentes é uma grande responsabilidade e é o propósito do Câmara vai aos Bairros. Faremos a entrega das demandas, que aparecem em várias áreas, e esperamos vê-las atendidas”, afirmou a presidenta.

Denise pretende entregar ainda este mês o relatório ao prefeito Adiló Didomenico/PSDB, assim como fez juntamente com outros integrantes da Mesa Diretora em maio passado com relação às reivindicações da primeira edição deste ano, a qual envolveu a região do Esplanada e aconteceu no dia 28 de abril. Além da presidenta Denise, integram a Mesa Diretora 2022: Tatiane Frizzo/PSDB (1ª vice), Velocino Uez/PTB (2º vice), Zé Dambros/PSB (1º secretário) e Clóvis de Oliveira/PTB/Xuxa (2º secretário).

Juntamente com Denise, compareceram no encontro de hoje (02/06) os parlamentares Zé Dambros/PSB, Clóvis de Oliveira/PTB/Xuxa, Juliano Valim/PSD, Elisandro Fiuza/REPUBLICANOS, Adriano Bressan/PTB, Marisol Santos/PSDB, Maurício Scalco/NOVO, Renato Oliveira/PCdoB, Ricardo Daneluz/PDT, Rose Frigeri/PT, Lucas Caregntao/PT e Wagner Petrini/PSB.

O projeto Câmara Vai aos Bairros é realizado pelo Legislativo caxiense em conjunto com a União das Associações de Bairros (UAB). Para 2022, ficaram definidas nove edições, sempre às quintas-feiras, das 19h às 21h. A próxima será no dia 30 deste mês, no Salão Paroquial do bairro Desvio Rizzo. As demais estão agendadas para: 28/07, 11/08, 25/08, 06/10, 17/11 e 1º/12. Serão contempladas as regiões Norte, Leste, Sul, Oeste, Centro e Rural.

A iniciativa existe desde 2010, por iniciativa do ex-vereador-presidente Harty Moisés Paese. Em 2017, na presidência do vereador Felipe Gremelmaier, a medida foi oficializada por meio da Resolução 253/A-2017. A proposta busca aproximar ainda mais os vereadores da comunidade e ouvir a população sobre suas demandas. Também ajuda a esclarecer à sociedade as funções de um parlamentar, além das diferenças e das responsabilidades de cada poder constituído.

02/06/2022 - 23:14
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo