Voltar para a tela anterior.
A Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa (CDPI) da Câmara Municipal de Caxias do Sul realizou, na tarde desta terça-feira (13), sua reunião mensal de trabalho com o objetivo de revisar pautas debatidas nas últimas semanas e alinhar as próximas ações voltadas à promoção dos direitos e da qualidade de vida da população idosa do município. O encontro também serviu para definir encaminhamentos relacionados a projetos e campanhas que serão desenvolvidos ao longo dos próximos meses.
Entre os temas debatidos, os integrantes da comissão avaliaram de forma positiva a visita institucional realizada ao Programa Uniftec Longevidade, iniciativa do Centro Universitário Uniftec voltada ao incentivo do envelhecimento ativo por meio da educação continuada, da convivência social e da integração intergeracional. A atividade foi considerada estratégica para fortalecer o diálogo entre o Legislativo e instituições que desenvolvem ações direcionadas às pessoas com 60 anos ou mais.
Outro destaque da reunião foi o andamento do grupo de trabalho criado para mapear oportunidades de emprego destinadas à população 60+ nos setores da indústria, comércio e serviços de Caxias do Sul. A iniciativa é coordenada pela CDPI em parceria com entidades e sindicatos patronais do município. Como encaminhamento inicial, os participantes analisam o formulário que será encaminhado às empresas associadas às entidades parceiras, com o objetivo de identificar o cenário atual da contratação de pessoas idosas, levantar oportunidades existentes e contribuir para futuras ações de inclusão e valorização da experiência profissional da população 60+. Após a validação do documento, a pesquisa será distribuída para coleta de dados pelo período de 30 dias. A compilação das informações e a apresentação dos resultados ficarão sob responsabilidade da comissão.
Durante a reunião, também foram definidas atividades e datas previstas para o Junho Violeta, campanha desenvolvida em parceria com a Coordenadoria Municipal da Pessoa Idosa e voltada à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a pessoa idosa. A comissão destacou, ainda, a participação dos vereadores integrantes nas agendas programadas ao longo do mês.
Além disso, foram identificadas datas e espaços para a realização da Semana da Pessoa Idosa, prevista para ocorrer entre os dias 9 e 13 de novembro. A programação está em fase de elaboração pela comissão e deverá contemplar atividades voltadas à valorização, participação social, bem-estar e promoção da qualidade de vida da população idosa de Caxias do Sul.
A Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa é presidida pela vereadora Sandra Bonetto e composta pelos vereadores Elisandro Fiuza e José de Jesus Freitas Abreu, além das vereadoras Daiane Mello e Marisol Santos.