Voltar para a tela anterior.

Projeto proíbe nomeação de condenados por maus-tratos a animais

Subscrita pela vereadora Andressa Mallmann/PDT, a matéria que trata de servidores municipais passou em primeira discussão na sessão ordinária desta quinta-feira (16/04)


Está em análise no Parlamento caxiense um projeto de lei (PL) 155/2025 que busca proibir a nomeação no serviço público municipal de pessoas condenadas por crimes de maus-tratos a animais. A matéria é de autoria da vereadora Andressa Mallmann/PDT e retornará a plenário para votação final. No texto, a autora estabelece a referida vedação a cargos em comissão e de provimento efetivo dos poderes Executivo e Legislativo, envolvendo a administração direta e indireta do município de Caxias do Sul. Ainda abrange fundações, autarquias, empresas públicas e sociedades de economia mista controladas pelo município ou pela Câmara Municipal.

Em relação à condenação, a proposta segue condições previstas na lei federal 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, a qual é nacionalmente conhecida como Lei Sansão, em face do grave acontecimento com um cão denominado Sansão, que teve patas decepadas e morreu. E, no que se refere a maus-tratos a animais, o PL considera aqueles previstos em legislação específica ou na mesma lei federal nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, que estabelece normas gerais sobre a proteção aos animais.

“Entendemos que os quadros de cargos de confiança e provimento efetivo da administração pública em quaisquer de seus níveis e configurações não podem ser preenchidos por pessoas que cometeram crimes, independentes de sua penalização. A conscientização de que animais são seres sencientes e há urgente necessidade da contenção de práticas de maus-tratos cometidos diuturnamente vai ao encontro do que se espera de uma sociedade que almeja ser mais justa e harmoniosa. Assim, cabe à administração pública direta e indireta empregar todos os meios que lhe são possíveis para a redução de tal horrenda prática contra animais”, argumenta a pedetista, na exposição de motivos do projeto.

Da tribuna, a vereadora retomou a Teoria do Elo, e explicou que, se uma pessoa agride um animal, também pode agredir crianças, mulheres, demais adultos ou pessoas idosas. Em aparte, o vereador Hiago Morandi/NOVO cumprimentou Andressa Mallmann pela proposição e pelo trabalho em torno da causa animal.

Ainda na justificativa do PL, a autora menciona as penalidades de quem comete crimes contra animais. Para ilustrar, o artigo 32 da lei 9605/98, alterado pela lei 14.064/2020, estabelece que praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos pode acarretar pena de detenção de três meses a um ano, e multa.

 

16/04/2026 - 15:03
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo