Voltar para a tela anterior.
O projeto de decreto legislativo (PDL) 10/2026, que busca conceder o título de Cidadão Caxiense ao empresário José Renato de Miranda, 72 anos, passou pela segunda apreciação dos vereadores caxienses, na sessão ordinária desta quinta-feira (16/04). Indicada pelo parlamentar Calebe Garbin/PP, a matéria também conta com a assinatura dos legisladores Marisol Santos/PSDB, Edson da Rosa/Republicanos (atualmente licenciado da Casa), Tenente Cristiano Becker/PRD, Capitão Ramon Teles/PL, Alexandre Bortoluz/PP, Aldonei Machado/PSDB e o então vereador Daniel Santos/Republicanos.
O título de Cidadão caxiense é concedido a pessoas que nascem em outra cidade e acabam fazendo sua história em Caxias do Sul, contribuindo com relevantes serviços à comunidade local. No caso do empresário José Renato de Miranda, nasceu em 6 de novembro de 1953, na cidade de Lajinha/MG, e veio para Caxias do Sul em 1979. Diante da aprovação, a entrega será em 27 de maio, às 19h, no plenário Nadyr Rossetti.
Da tribuna e na exposição de motivos, o vereador Calebe Garbin/PP citou as contribuições sociais, econômicas e ambientais prestadas pelo empresário ao município de Caxias do Sul ao longo de quase meio século. Filho de Melquíades Moreira de Miranda (in memoriam) e Tereza da Fonseca Miranda (in memoriam), ainda jovem, José Renato de Miranda viveu em Governador Valadares/MG e em Belo Horizonte/MG. Aos 25 anos de idade, em 1979, escolheu Caxias do Sul para estabelecer sua vida pessoal, familiar e profissional.
Em 1976, casou-se com Delezia Aurora Bottini Scarpetta de Miranda, união que perdura há 50 anos e constitui sólido alicerce de sua vida familiar. De acordo com os autores do PDL 10/2026, a celebração matrimonial ocorreu na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, conduzida pelo sacerdote Mário Pedrotti.
“Ao longo da vida, o homenageado constituiu uma família numerosa e sólida, sendo pai de Renata, Veronic, Ângelo e Emanuel, e avô de Isabella, Eduarda, Mariana, Theodoro, Lourenço, Frederico e Domenico. Desde sua chegada ao município, José Renato construiu uma trajetória marcada pelo trabalho e pela iniciativa empreendedora”, salienta Garbin.
Inicialmente, residiu na região central da cidade. Depois, morou nos bairros São Leopoldo e Nossa Senhora de Lourdes, até estabelecer-se, em 1986, no bairro Parque Samuara. Nessa região, fundou a empresa Águas Minerais Fontes D’Miranda Ltda., dando origem à marca Águas Elan, em 4 de maio de 1992.
“Foi no bairro Parque Samuara que sua história se entrelaçou de modo definitivo com o desenvolvimento local. Ao explorar a área de sua propriedade por alguns anos, acabou descobrindo, com a ajuda de Deus, que o terreno estava situado sobre uma jazida de água mineral [...]. A iniciativa representou um marco histórico para o município, pois a empresa tornou-se a primeira indústria de água mineral de Caxias do Sul, estruturando um novo segmento produtivo na economia local”, destacam os vereadores.
Ao longo das décadas seguintes, a empresa consolidou-se como empreendimento relevante, gerando empregos, renda e desenvolvimento. Atualmente, de forma direta e indireta, a atividade relaciona mais de mil postos de trabalho, evidenciando impacto social e econômico. A exploração da água mineral, recurso natural essencial à vida, sempre exigiu especial atenção à preservação ambiental. Por essa razão, a atividade desenvolvida pela empresa do homenageado também contribuiu para a proteção do solo, das nascentes e do tecido hídrico da região, demonstrando que o crescimento econômico pode caminhar lado a lado com a responsabilidade ambiental e a sustentabilidade”, pontuam os parlamentares.
Antes, porém, de acordo com os vereadores, Miranda foi representante comercial de empresas como a Metalúrgica Águia, a Importadora de Máquinas Caxias e Cabrini. Os vereadores ressaltam que, além da contribuição empresarial, José Renato de Miranda mantém longa tradição de participação em ações solidárias e filantrópicas na comunidade caxiense.
O empresário também obteve reconhecimento em âmbito nacional. Foi condecorado pela Academia Brasileira de Arte, Cultura e História em duas ocasiões: em 1996, com a Medalha do Mérito Empresarial e, no ano 2000, com a Medalha Cultural Brasil 500 Anos.
De acordo com os parlamentares, a continuidade da empresa encontra-se agora nas mãos dos filhos de Miranda: Ângelo e Emanuel, que seguem conduzindo as atividades da empresa familiar.
DELIBERAÇÃO SOBRE O PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 10/2026
Autoria: VEREADOR CALEBE GARBIN
PAUTA - SEGUNDA DISCUSSÃO
APROVADO
Favoráveis: 17 Contrários: 0 Impedidos: 0 Abstidos: 0 Ausentes: 6
Votação qualificada nominal Presentes: 17
JOÃO JOCEMAR UEZ PEZZI (Presidente durante a sessão) REPUBLICANOS Voto favorável 10:02:33
ALDONEI MACHADO PSDB Voto favorável 10:02:41
ALEXANDRE PRESTES BORTOLUZ PROGRESSISTAS Parlamentar ausente por estar em representação
ANDRESSA CAMPANHER MARQUES PCdoB Parlamentar ausente
ANDRESSA MALLMANN BASSANI PDT Voto favorável 10:02:35 por estar em representação
CALEBE BECHER GARBIN PROGRESSISTAS Voto favorável 10:02:29
CLÁUDIO LIBARDI JUNIOR PCdoB Voto favorável 10:02:35
CRISTIANO BECKER DA SILVA PRD Voto favorável 10:02:40
DAIANE MELLO PL Voto favorável 10:02:30
ELISANDRO FIUZA GONÇALVES REPUBLICANOS Voto favorável 10:02:38
ESTELA BALARDIN DA SILVA PT Voto favorável 10:02:29
HIAGO STOCK MORANDI NOVO Voto favorável 10:02:44
JOSÉ DE JESUS FREITAS ABREU PDT Voto favorável 10:02:57
JOSE PASCUAL DAMBRÓS PSB Voto favorável 10:02:31
JULIANO VALIM SOARES PSD Voto favorável 10:02:31
LUCAS CAREGNATO PT Voto favorável 10:02:33
MARISOL SANTOS PSDB Parlamentar ausente por estar em representação
PEDRO RODRIGUES PL Parlamentar ausente por licença saúde
RAMON DE OLIVEIRA TELES PL Parlamentar ausente por estar em representação
ROSE FRIGERI PT Voto favorável 10:02:30
SANDRA BONETTO NOVO Voto favorável 10:02:35
SANDRO LUIZ FANTINEL PL Voto favorável 10:02:40
WAGNER PETRINI PSB Parlamentar ausente por estar em representação