Voltar para a tela anterior.
A abertura para artistas locais mostrarem seu talento durante a Festa Nacional da Uva 2026 e a destinação de recursos para o projeto Fábrica de Gaiteiros ser implementado em Caxias do Sul angariaram elogios do vereador Zé Dambrós/PSB. Na avaliação do parlamentar, a cultura merece cada vez mais atenção.
No caso da Festa da Uva, Dambrós saudou a AM9 Produções Gestão de Eventos, que foi a responsável pela contratação dos músicos e demais artistas durante o evento. Segundo ele, a empresa captou R$ 1 milhão e profissionais locais foram pagos para se apresentarem. O parlamentar também parabenizou a equipe da Secretaria Municipal da Cultura.
“Precisamos muito valorizar a cultura. O trabalho da secretária Tati (Tatiane Frizzo, titular da pasta) e da Cris (Cristina Calcagnoto, secretária-adjunta) e de todos da equipe da Cultura merecem nosso reconhecimento. Foram muitos talentos se apresentando na Festa da Uva, mais de 120 atrações artísticas e culturais”, enfatizou o vereador, que ainda elogiou o desfile na Rua Sinimbu, reunindo artistas e voluntários.
O socialista observa que a cultura envolve uma grande engrenagem econômica, para além do cachê pago aos profissionais. Comporta maquiagem, figurino, alimentação, sonorização, entre tantos itens.
Outro assunto bastante destacado pelo parlamentar foi a verba ao projeto Fábrica de Gaiteiros destinada pela deputada federal Denise Pessôa/PT por meio de emenda parlamentar. Segundo o vereador, são R$ 116 mil para a implantação da iniciativa na cidade. A Fábrica de Gaiteiros é um projeto social de resgate cultural voltado à educação musical através da gaita para crianças e jovens de 7 a 15 anos e foi idealizado pelo músico gaúcho Renato Borghetti.
De acordo com Dambrós, no momento, o município busca um espaço para a implementação da iniciativa. “Vamos ter esse projeto em Caxias, para as crianças e os jovens aprenderem a tocar gaita e também fazerem o instrumento. É disciplina, inclusão social e novos talentos. Tive a oportunidade de conhecer Borghetti, que, além de grande gaiteiro, é um grande ser humano. Temos que valorizar a iniciativa da deputada federal Denise Pessôa por ajudar a trazer o projeto para Caxias, para descobrir novos talentos e dar oportunidades a novas gerações. A cidade já é referência para o Brasil e para o mundo por seus talentos”, observa o parlamentar.