Voltar para a tela anterior.
Foi discutido na sessão ordinária desta terça-feira (03), o Projeto de Decreto Legislativo 5/2026, que prevê a concessão de Título de Cidadão Caxiense ao Dr. Éverton Antônio Pansera. Proposto pelo vereador Edson da Rosa/Republicanos, o projeto prevê que a homenagem seja concedida em sessão solene a ser realizada no dia 19 de março, às 19h. O projeto vai retornar à pauta para segunda discussão e votação.
Natural do município de Garibaldi, Pansera mudou-se para Caxias do Sul em 1994 para estudar. Nesse mesmo período, também conheceu sua esposa, Roberta Cristiane Lamonatto Pansera. Fez graduação em Medicina pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) em 2002, e especialização em Ortopedia e Traumatologia no Hospital Pompéia, entre 2003 a 2005. Pansera também concluiu pós- graduação em Cirurgia da Coluna no Hospital Ernesto Dornelles, em Porto Alegre, e no Hospital Pellegrin, em Bordeaux, na França. Em 2006, iniciou sua trajetória como cirurgião de coluna em Caxias do Sul, consolidando-se como referência na especialidade.
Desde 2006 é sócio da clínica CEOT, atualmente reconhecida como uma das maiores clínicas de ortopedia da cidade. Em 2024, tornou-se sócio-proprietário da Vertum 33 – Clínica da Coluna, ampliando a oferta de atendimento especializado e de tecnologia avançada na área da coluna vertebral no município.
Desde o final de 2006 atua como preceptor do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pompéia. Exerceu a chefia da residência entre 2020 e 2022 e atualmente ocupa o cargo de Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia da instituição. Também foi Diretor Técnico da operadora Círculo Saúde no período de 2015 a 2018. Em 2018, com outros colegas, participou da fundação do COR – Centro de Ortopedistas Reunidos, que até hoje presta serviços de Ortopedia e Traumatologia aos conveniados do Círculo Saúde e de outros convênios, ampliando o acesso da população a atendimento especializado.
Além de sua atuação na rede privada e institucional, mantém atendimento no ambulatório do Sistema Único de Saúde (SUS) junto ao Hospital Pompéia, realizando consultas e acompanhamentos em cirurgia de coluna para pacientes de Caxias do Sul e de outros municípios da região, contribuindo de forma efetiva para a ampliação do acesso à saúde especializada.