Voltar para a tela anterior.

Diretor do Instituto Lucenza realça a educação por princípios

Heleno Pedroso esteve na tribuna da Câmara Municipal de Caxias do Sul e convidou a comunidade a conhecer a estrutura da instituição de ensino localizada na Perimetral Norte (Avenida Ruben Bento Alves, 8308, Bairro Cinquentenário)


“Nós acreditamos no poder transformador da educação por princípios”, anunciou o diretor-executivo do Instituto Educacional Lucenza, Heleno Pedroso, que esteve na tribuna do Legislativo caxiense, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (25/02). O profissional convidou a comunidade a conhecer a estrutura da instituição de ensino, que começou a funcionar em Caxias do Sul neste ano, atendendo Educação Infantil (turma de quatro e cinco anos) e Ensino Fundamental (1º ao 9º ano). A unidade fica localizada na Perimetral Norte (Avenida Ruben Bento Alves, 8308, Bairro Cinquentenário).

“A nossa opção é pelos princípios judaico-cristãos eternizados na Bíblia Sagrada. Como escola confessional que somos, acreditamos ser ela a palavra de Deus revelada. A Lucenza segue em todas as suas disciplinas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O que nos diferencia é o modo como esses conteúdos são trabalhados”, explica Pedroso.

De acordo com o dirigente, a Lucenza é a primeira escola que segue a abordagem educacional por princípios no município, metodologia que, de acordo com o diretor-executivo, é reconhecida pelo Ministério da Educação. A proposta valoriza a erudição, a busca de fontes primárias, a construção do aluno pesquisador que procura conhecer a partir de princípios. Pedroso acrescenta que a instituição está devidamente licenciada pelo poder público para a oferta do pré-escolar, nas idades de quatro e cinco anos, e também para a oferta do Ensino Fundamental.

“Nosso corpo funcional e docente recebe com alegria e gratidão a toda a nossa comunidade caxiense. Uma equipe alegre, dedicada, que acredita no ser humano, acredita na educação, acredita em Deus, acredita na família. Queremos nos colocar à disposição desta Casa e de toda a comunidade para um debate construtivo, para contribuir tecnicamente e para juntar esforços em torno do objetivo comum, ou seja, a construção de uma sociedade mais justa, ética e igualitária”, finalizou o diretor-executivo.

25/02/2026 - 11:20
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo