Voltar para a tela anterior.
Por unanimidade, os vereadores caxienses acolheram o projeto de lei (PL) 40/2026, que declara cidades-irmãs Colonia del Sacramento, no Uruguai, e Caxias do Sul, no Brasil. A matéria de autoria do Executivo recebeu aprovação em sessões extraordinárias desta terça-feira (24/02). Agora, o texto retorna à prefeitura para sanção ou veto.
O propósito é fortalecer os laços de amizade e cooperação entre os dois povos e, conforme ressalta a exposição de motivos do PL, está em conformidade com a lei 9.169, de 28 de agosto de 2024. Essa legislação estabelece diretrizes para a formalização de parcerias entre o município de Caxias do Sul e cidades-irmãs, visando à cooperação institucional, cultural, turística, educacional e econômica.
“A iniciativa encontra respaldo na Carta encaminhada pelo prefeito de Colonia del Sacramento, Sr. Guillermo Rodríguez, datada de 16 de janeiro de 2026, por meio da qual são destacados diversos pontos de convergência histórica, cultural e socioeconômica entre as duas cidades, bem como manifestado o interesse mútuo em fortalecer e estreitar os laços de cooperação institucional”, acrescenta o prefeito Adiló Didomenico/PSD, na exposição de motivos.
O texto destaca que Caxias do Sul e Colonia del Sacramento compartilham relevantes afinidades históricas e culturais, com especial destaque para a presença da herança da imigração italiana ainda hoje refletida nos costumes, na gastronomia, nas manifestações culturais e na identidade de seus habitantes. Em ambas as cidades, a vitivinicultura ocupa papel de destaque no desenvolvimento econômico e cultural, sendo celebrada por meio de eventos tradicionais que valorizam a uva, o vinho, o trabalho do agricultor e a convivência comunitária, como as festas da uva e da vindima, frisa o chefe do Executivo.
Além disso, prossegue Adiló, Colonia del Sacramento possui singular relevância no cenário internacional por abrigar um bairro histórico declarado Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), “que preserva traços das influências portuguesa e espanhola, constituindo-se em importante referência de preservação da memória, do patrimônio cultural e do turismo histórico — valores igualmente cultivados e promovidos por Caxias do Sul em sua trajetória de valorização cultural e identidade local”.
O PL informa, ainda, que a formalização da irmandade entre os dois municípios soma-se às demais declarações de cidades-irmãs já firmadas por Caxias do Sul com Pádova, Pedavena e Córbola (Itália), Changzhou (China), Little Rock e Clarksdale (Estados Unidos da América) e Sliven (Bulgária), “reforçando a vocação do município para o diálogo internacional, o intercâmbio de boas práticas e a promoção do desenvolvimento sustentável, do turismo, da cultura e da hospitalidade”.
Nesse sentido, o prefeito entende que a declaração de Caxias do Sul e Colonia del Sacramento como cidades-irmãs representa relevante instrumento de diplomacia municipal, capaz de fomentar parcerias institucionais, intercâmbios culturais e turísticos, cooperação técnica e aproximação entre os povos, além de fortalecer vínculos históricos, culturais, esportivos, gastronômicos e econômicos já existentes.
Durante a apreciação da matéria, posicionaram-se favoráveis, tecendo elogios à iniciativa, o líder de governo na Casa, Calebe Garbin/PP, a vereadora Marisol Santos/PSDB e o parlamentar Tenente Cristiano Becker/PRD.
PROJETO DE LEI Nº 40/2026
Autoria: PODER EXECUTIVO
PAUTA - SEGUNDA DISCUSSÃO
APROVADO
WAGNER PETRINI (Presidente) PSB
ALDONEI MACHADO PSDB Voto favorável
ALEXANDRE PRESTES BORTOLUZ PROGRESSISTAS Parlamentar ausente por estar em representação
ANDRESSA CAMPANHER MARQUES PCdoB Voto favorável
ANDRESSA MALLMANN BASSANI PDT Parlamentar ausente
CALEBE BECHER GARBIN PROGRESSISTAS Voto favorável
CLÁUDIO LIBARDI JUNIOR PCdoB Voto favorável
CRISTIANO BECKER DA SILVA PRD Voto favorável
DAIANE MELLO PL Voto favorável
DANIEL SOUZA DOS SANTOS REPUBLICANOS Voto favorável
EDSON PAULO THEODORO DA ROSA REPUBLICANOS Voto favorável
ESTELA BALARDIN DA SILVA PT Parlamentar ausente
HIAGO STOCK MORANDI PL Voto favorável
JOSÉ DE JESUS FREITAS ABREU PDT Voto favorável
JOSE PASCUAL DAMBRÓS PSB Voto favorável
JULIANO VALIM SOARES PSD Voto favorável
LUCAS CAREGNATO PT Voto favorável
MARISOL SANTOS PSDB Voto favorável
PEDRO RODRIGUES PL Voto favorável
RAMON DE OLIVEIRA TELES PL Voto favorável
ROSE FRIGERI PT Parlamentar ausente por estar em representação
SANDRA BONETTO NOVO Voto favorável
SANDRO LUIZ FANTINEL PL Voto favorável