Voltar para a tela anterior.
A Câmara Municipal de Caxias do Sul prestigiou, na tarde desta quinta-feira (19/02), a abertura oficial da 35ª Festa Nacional da Uva. Às 16h47, no Parque Mário Bernardino Ramos (pavilhões da festividade), o presidente da festa, Fernando Bertotto, declarou aberta a edição. Com o tema “Fruto de um sonho imigrante”, consagra os 95 anos de uma das maiores celebrações comunitárias do país e os 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul. À frente das atrações, que seguem até 8 de março, estão a rainha Elisa D’Mutti e as princesas Júlia Dallegrave Scopel e Letícia Comin da Silva.
De acordo com o presidente da Câmara, vereador Wagner Petrini/PSB, o Legislativo mantém a tradição de contar com estande, no Centro de Eventos do parque. Ressaltou que, no espaço, vereadores e servidores da Casa poderão interagir com a comunidade e divulgar o trabalho do Parlamento. Também servirá para transmissões da TV Câmara Caxias (canal 16 da Claro/NET). A propósito disso, às 16h de 1º de março (domingo), o canal televisivo transmitirá ao vivo o desfile do Corso Alegórico, junto à Rua Sinimbu, com sinal replicado na página de YouTube.
Em coletiva à imprensa e no pronunciamento durante a cerimônia, o presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin/PSB, repercutiu reunião com produtores da cadeia vitivinícola local. Afirmou que, no contexto da reforma tributária, o governo federal está comprometido a regulamentar o chamado imposto seletivo sobre bebidas alcoólicas, baixando a alíquota (PIS/COFINS/IPI) de 40,5% para 33%.
No caso de vinhos e espumantes, Alckmin atentou para possibilidades de o Brasil poder lançar salvaguardas (medidas de proteção), conforme o andamento da relação comercial no âmbito da América Latina e da União Europeia. Acrescentou que, em breve, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá ir aos Estados Unidos, onde buscará aliviar os tributos daquele país sobre a indústria brasileira.
Na sequência da solenidade, o governador do Estado, Eduardo Leite/PSD, exaltou o legado da cultura da Serra Gaúcha. O prefeito Adiló Didomenico/PSD ressaltou que 60 nacionalidades estão representadas entre os trabalhadores da cidade, reforçando uma história embasada nos valores da família, da religiosidade e do trabalho. Para a deputada federal Denise Pessôa/PT, a festa marca o ritmo da economia caxiense, que fica ainda melhor quando a colheita é bem-sucedida.
Ao longo dos 18 dias do evento, a organização espera distribuir 150 toneladas de uva, oriundas de 3.700 hectares de área plantada no município. Estima que 700 mil pessoas participem de todos as atrações, somando shows, jogos coloniais, desfiles e as visitações ao parque.