Voltar para a tela anterior.
A vereadora Marisol Santos (PSDB) realizou, nesta segunda-feira(09/02), uma reunião com representantes do Hospital da Unimed para apresentar e aprofundar o diálogo sobre o Projeto de Lei 98/2025, referente ao acolhimento humanizado de famílias que enfrentam o luto parental. A iniciativa marcou o encerramento de uma série de encontros promovidos pela parlamentar com hospitais da cidade, com o objetivo de ouvir equipes de saúde e aprimorar a proposta legislativa.
Recebida pelo Dr. Guilherme Fedrizzi e pela enfermeira Cleci de Oliveira, a vereadora tratou dos principais pontos do projeto e da importância de práticas sensíveis de atendimento às famílias que vivenciam a perda de um bebê durante a gestação, no parto ou nos primeiros dias de vida. O diálogo com a equipe da Unimed reforçou a necessidade de atenção especializada, apoio psicológico e acolhimento diferenciado nesses momentos de dor.
A reunião representou o desfecho de uma agenda de visitas que começou em 2025, quando a vereadora iniciou o contato com instituições de saúde da cidade para discutir o tema e apresentar sua proposta de lei.
O Projeto de Lei 98/2025 propõe medidas como:
- Obrigatoriedade de apoio psicológico às famílias enlutadas;
- Garantia de acomodação em quartos separados para mães que sofreram perdas gestacionais, evitando a convivência imediata com mães e bebês saudáveis;
- Direito ao acompanhante durante todo o processo de atendimento;
- Promoção de cuidados mais sensíveis e protocolos específicos nos serviços de saúde em Caxias do Sul.
A iniciativa reforça o compromisso da parlamentar com políticas públicas que tragam mais humanidade, respeito e acolhimento às famílias em um momento de grande fragilidade emocional.