Voltar para a tela anterior.

Parlamento de Caxias do Sul recebe Expo TumTum, no Espaço Mário Crosa

A mostra gratuita convida os visitantes para o festival TumTum que vai ocorrer no segundo semestre de 2026


A exposição itinerante “Expo TumTum” está aberta à visitação no Legislativo caxiense, no Espaço Cultural Mário Crosa, com abertura oficial na quinta-feira, dia 29 de janeiro. A mostra vai passar por diversos espaços culturais de Caxias do Sul para divulgação, como a Praça CEU - Centro de Artes e Esportes Unificados (bairro Cidade Nova) e a Secretaria Municipal da Cultura (bairro São Pelegrino). Disponível até 14 de fevereiro, a mostra traz mais de 50 fotografias e abre a programação da 11ª edição do Festival TumTum, que em 2026 leva o tema “Futuros que se tocam”.

Segundo a curadora e diretora-executiva da exposição e do festival, Juli Pandolfo, a mostra antecede a abertura do edital para inscrições de artistas de toda a América Latina, com lançamento previsto para o mês de maio, para a seleção de atrações para compor o evento. Já o Aquece TumTum terá atividades pré-festival em março de 2026. Ao longo de uma semana, no segundo semestre de 2026, em parceria com a Escola de Música da Universidade de Caxias do Sul (UCS), o TumTum reunirá artistas contemporâneos da América do Sul e ações de formação e qualificação de agentes criativos para o mercado de trabalho, com mentorias, oficinas, painéis de debates e showcases. A data oficial da programação ainda não foi definida.

“A exposição TumTum abre o festival que vai acontecer no segundo semestre e agora, no primeiro semestre, a gente vai fazer a divulgação. A Expo TumTum vai circular pela cidade. Ela inaugura na Câmara de Vereadores, é o lançamento do festival. Depois, vêm a Expo Itinerante e o Aquece TumTum, que vai começar a partir de março, com bandas da cidade”, detalhou.

Conforme Juli, foram expostos 11 anos de registros fotográficos do festival. Os fotógrafos registraram nas imagens 250 shows produzidos nas edições anteriores do evento, que trouxeram artistas e bandas reconhecidas, como Badi Assad, Hamilton de Holanda e a banda Choro de Balcão. Ocorrido em diferentes locais, o Festival TumTum já foi realizado na Antiga Maesa (Tum Tum Ocupa Maesa), no Parque dos Macaquinhos (Tum Tum de Verão 2025) e no Teatro Municipal Pedro Parenti (TumTum Instrumental 2018).

Presente no Calendário de Eventos de Caxias do Sul desde a primeira edição, o evento recebe verba do Poder Público municipal, estadual e federal, via Lei de Incentivo à Cultura.  “Em 2026, o TumTum chega com formato ampliado. O festival vai ocorrer ao longo de uma semana, com line-up que vai reunir artistas contemporâneos da cena musical da América do Sul. Além do formato tradicional, o TumTum agora é focado em atividades de formação e qualificação de agentes criativos, com mentorias, oficinas, painéis de debates e showcases em parceria com a UCS Escola de Música”, explicou.

02/02/2026 - 18:34
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Ciro Fabres Neto - 7164
Redator(a): Pietra Vitoria Pinto de Lima

Ir para o topo