Voltar para a tela anterior.
Foi aprovado por unanimidade, na sessão extraordinária desta terça-feira (06/01), o projeto de lei (PL) 4/2026, que autoriza ganho real a salários dos servidores públicos municipais e proventos de aposentadoria e pensões aos beneficiados pelo Fundo de Aposentadoria e Pensão do Servidor (FAPS) da Câmara Municipal de Caxias do Sul. A proposta partiu da Mesa Diretora do Legislativo que, neste ano, é composta pelo presidente Wagner Petrini/PSB, 1º e 2º vice-presidentes, Edson da Rosa/Republicanos e Lucas Caregnato/PT, e 1º e 2ª secretários, Alexandre Bortoluz/PP e Andressa Mallmann/PDT. Agora, a matéria aguarda sanção do prefeito Adiló Didomenico/PSD.
Na exposição de motivos, os vereadores informam que o percentual da compensação foi proposto pela Comissão de Negociação do Executivo municipal, que esteve reunido com representantes do Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv). Segundo estudos realizados pelo próprio Legislativo, tanto o orçamento da Casa, quanto os limites impostos pela legislação, em especial a Lei de Responsabilidade Fiscal, permitem essa atualização salarial. Importante destacar que esse ganho real concedido aos servidores do Legislativo municipal trata-se simplesmente de uma reparação dos valores que haviam sido repassados aos servidores do executivo em setembro de 2025. Em consulta ao Tribunal de Contas do RS foi verificado a impossibilidade da concessão do referido reajuste aos servidores do Legislativo municipal na época, tendo em vista a vedação da Lei de Responsabilidade Fiscal, Lei Complementar nº 101/2000, em seu art. 21, II, que veda "o ato de que resulte aumento da despesa com pessoal nos 180 (cento e oitenta) dias anteriores ao final do mandato do titular de Poder ou órgão referido no art. 20".
O aumento busca a recomposição parcial do poder aquisitivo dos servidores, afetado pelos efeitos inflacionários acumulados nos últimos períodos. Quanto ao percentual concedido, é dividido em duas etapas. A primeira, de 2%, é calculada sobre o valor dos vencimentos de dezembro de 2025, a ser aplicada na folha de pagamento de janeiro de 2026. Já a segunda, de 0,5%, tem como base os vencimentos de março de 2026, sendo aplicada nos pagamentos de abril de 2026.
O PL destaca que os aumentos não valem para contratos terceirizados no Legislativo.
Deliberação do projeto de lei 4/2026
Vereador – Partido – Voto
ALDONEI MACHADO PSDB Sim
ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim
ANDRESSA CAMPANHER MARQUES PCdoB Sim
ANDRESSA MALLMANN PDT Sim
CALEBE GARBIN PP Sim
CLAUDIO LIBARDI JUNIOR PCdoB Sim
DAIANE MELLO PL Sim
DANIEL SANTOS REPUB Sim
EDSON DA ROSA REPUB Sim
ESTELA BALARDIN PT Sim
HIAGO STOCK MORANDI PL Sim
JOSE DE JESUS FREITAS ABREU PDT Sim
JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Sim
JULIANO VALIM PSD Sim
LUCAS CAREGNATO PT Sim
MARISOL SANTOS PSDB Sim
PEDRO RODRIGUES PL Sim
RAMON DE OLIVEIRA TELES PL Ausente
ROSELAINE FRIGERI PT Sim
SANDRA BONETTO NOVO Ausente por estar de Licença Saúde
SANDRO FANTINEL PL Sim
TENENTE CRISTIANO BECKER PRD Sim
WAGNER PETRINI PSB Presente