Voltar para a tela anterior.

Livro infantil ‘Caxias da Gente’ chega às mãos da criançada

Presidente do Legislativo, vereador Lucas Caregnato/PT esteve na Escola San Gennaro e fez o lançamento oficial da obra, que procura combater o racismo e contribuir para os processos de aprendizagem e ludicidade desenvolvidos com os alunos


“Racismo é certo ou errado?”, perguntou o presidente do Parlamento caxiense, vereador Lucas Caregnato/PT, a cerca de 100 crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental San Gennaro, do bairro Reolon, nesta quarta-feira (10/12), enquanto lançava oficialmente o livro infantil “Caxias da Gente”. “É errado”, disseram, juntos, os estudantes do 3º, 4º e 5º ano. “E é crime”, completou Ryan de Paula Moura, de oito anos, aluno do 3º ano.

Ao cumprimentar a garotada pelas manifestações, o presidente explicou que o livro procura combater a discriminação e busca contribuir para os processos de aprendizagem e ludicidade desenvolvidos junto às crianças, principalmente, da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental no que se refere às relações étnico-raciais. Também valoriza o pertencimento à cidade em que vivem com os amigos e as famílias.

“O racismo não é brincadeira. O racismo é crime. Que possamos viver numa cidade sem discriminação e preconceito. Para isso, precisamos respeitar a diversidade e a diferença entre as pessoas. Aprender e ser feliz com respeito são possíveis no lugar em que moramos e na companhia de pessoas de todas as cores e estilos, a qualquer momento, a qualquer tempo”, ressalta o presidente. “Que a pauta antirracista seja pensada e vivenciada o ano todo”, reafirmou Caregnato, que entregou a obra nas mãos de cada criança que participou do lançamento.

“Caxias da Gente” é um poema que transporta a história dos amigos Júlia e Gael. Eles convivem na diferença e adoram o espaço em que vivem com a família. Por isso, Júlia, menina negra, bela e alegre, faz questão de relatar tudo o que acompanha seu dia a dia, como as lições na escola, as brincadeiras com Gael no parque, e o sorvete da praça. Também revela por que são felizes em Caxias do Sul, a Terra da Uva, um lugar onde a diversidade acontece e a convivência o torna ainda mais acolhedor.

Com concepção do presidente Caregnato, que é professor de História e doutor em Educação, o livro foi escrito pela servidora pública e jornalista Vania Marta Espeiorin, com coautoria de Thales Comerlato Castagna, atual diretor de Comunicação Social do Legislativo; e ilustrações de Andrigo Martins. O projeto gráfico é da Pit Propaganda, agência licitada e que presta serviço de publicidade institucional ao Parlamento.

A tiragem é de 5 mil exemplares, que serão distribuídos gratuitamente para escolas públicas e privadas, bibliotecas, serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, entre outras entidades. A San Gennaro foi a primeira instituição de ensino a receber o livro. Diretora da escola, Graziele Primon agradeceu ao presidente Lucas Caregnato e disse que, com essa iniciativa, os estudantes e os professores se sentem muito acolhidos pela Câmara. Informou que a leitura é uma prática bastante estimulada no colégio e que o livro “Caxias da Gente” será relevante para reforçar o trabalho de inclusão e respeito que a escola já desenvolve. “Não sou nascida em Caxias, mas me sinto pertencente à cidade. E o que o poema mostra é um pouco a história de todos nós”, sublinhou Graziele.

Também prestigiaram o lançamento assessoras pedagógicas da Secretaria Municipal da Educação (Smed). Além da versão impressa, o livro “Caxias da Gente” está acessível para toda a comunidade no formato e-book, no link: https://www.camaracaxias.rs.gov.br/conteudo/index/259

Veja também a matéria da TV Câmara Caxias:

10/12/2025 - 17:16
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo