Voltar para a tela anterior.

Ex-vereador Renato Oliveira receberá o título de Cidadão Caxiense

Reconhecimento destaca mais de cinco décadas de atuação comunitária, sindical e política


Foi aprovado durante sessão extraordinária desta quarta-feira, dia 12, o Projeto de Decreto Legislativo nº 26/2025, de autoria do vereador Cláudio Libardi, que concede o título de Cidadão Caxiense a Renato José Ferreira de Oliveira. A homenagem está marcada para o dia 16 de dezembro, às 19h, no plenário da Câmara Municipal, com transmissão pela TV Câmara Caxias e pelas redes sociais do Legislativo.

A proposta reconhece os relevantes serviços prestados por Renato ao município ao longo de mais de cinco décadas de atuação comunitária, sindical e política. Ele foi eleito vereador por seis mandatos consecutivos e também exerceu o cargo de Secretário Municipal de Habitação. Para o autor do projeto, a honraria é uma forma de agradecer publicamente a dedicação do homenageado à cidade.

“O Renato construiu uma trajetória marcada pela humildade, pelo trabalho e pelo compromisso com as pessoas. É uma liderança que sempre colocou o interesse coletivo em primeiro lugar. Conceder-lhe o título de Cidadão Caxiense é reconhecer uma vida inteira dedicada à nossa comunidade”, afirmou o vereador Cláudio Libardi.

Diversos parlamentares utilizaram a palavra durante a votação para destacar o trabalho do homenageado. Manifestaram apoio Andressa Marques/PCdoB, Daiane Mello/PL, Edson da Rosa/Republicanos, José de Abreu Jack/PDT, Lucas Caregnato/PT, Marisol Santos/PSDB, Rose Frigeri/PT, Sandro Fantinel/PL, Tenente Cristiano Becker/PRD e Zé Dambros/PSB.

Trajetória de Renato Oliveira

Nascido em 5 de março de 1960, no distrito de São Francisco de Paula, em Jaquirana/RS, Renato iniciou seus estudos em uma Brizoleta. Em 1971, mudou-se para Caxias do Sul com os pais e seis irmãos, concluindo sua formação escolar na Escola Municipal Dante Marcucci — atual Escola Castelo Branco, no bairro Fátima. Desde cedo demonstrou responsabilidade e determinação.

Aos 11 anos, começou a trabalhar empalhando garrafões de vinho no inverno e vendendo picolés no verão, no bairro Pio X, além de atuar como engraxate até os 16 anos. Seu primeiro emprego formal foi na IMPAVIL Implementos Caxias. Depois, trabalhou por cinco anos na GETHAL, onde teve seu primeiro contato com a mobilização comunitária.

Foi no bairro Fátima, onde vive há mais de 50 anos, que Renato consolidou sua vocação para o trabalho coletivo. Frequentador assíduo da Igreja Nossa Senhora de Fátima, passou a dialogar com moradores sobre demandas como iluminação pública, pavimentação e saneamento. Em 1983, ingressou na Associação de Moradores do Bairro Fátima (AMOB), onde foi tesoureiro, vice-presidente e, em 1987, presidente. Para conciliar o voluntariado com o trabalho, ingressou no turno noturno da empresa Eberle, atual Mundial, onde construiu trajetória de mais de 40 anos como metalúrgico. Aos 27 anos, casou-se com Maria Aparecida Honorato (Cida), com quem tem dois filhos: Denise e Felipe.

Sua atuação comunitária o impulsionou à vida pública. Entre suas principais conquistas para o bairro Fátima e a Zona Norte estão a implantação da Escola Estadual Rachel Calliari Grazziotin, a construção do Centro Comunitário da AMOB e do Centro Esportivo José Maria Martins, a abertura e integração de vias importantes como as ruas Avelino Antônio de Souza, Corona D’Agostini e Rosa Laner Spinato, obras de drenagem e pavimentação como na Rua Henrique Fracasso, a construção do ginásio da Escola Municipal Castelo Branco, a mobilização para a implantação do Instituto Federal de Educação de Caxias do Sul no bairro Fátima, além do recapeamento da Rua Amadeo Rossi e da instalação de sinaleiras estratégicas na região. Entre suas proposições legislativas destacam-se o Dia da Entrada Franca na Festa da Uva, o Dia do Gari e a Ficha Limpa Municipal.

Renato também teve atuação expressiva no movimento sindical. Foi eleito membro da CIPA e integrou o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região, onde ocupou diversos cargos, afastando-se quando assumiu o mandato legislativo, conforme determina a legislação.

Votação do Projeto de Decreto Legislativo 26/2025

LUCAS CAREGNATO (Presidente) PT Voto favorável 
ALDONEI MACHADO PSDB Voto favorável 
ALEXANDRE PRESTES BORTOLUZ PROGRESSISTAS Voto favorável 
ANDRESSA CAMPANHER MARQUES PCdoB Voto favorável 
ANDRESSA MALLMANN BASSANI PDT Voto favorável 
CALEBE BECHER GARBIN PROGRESSISTAS Parlamentar ausente
CLÁUDIO LIBARDI JUNIOR PCdoB Voto favorável 
CRISTIANO BECKER DA SILVA PRD Voto favorável 
DAIANE MELLO PL Voto favorável 
DANIEL SOUZA DOS SANTOS REPUBLICANOS Voto favorável 
EDSON PAULO THEODORO DA ROSA REPUBLICANOS Voto favorável 
ESTELA BALARDIN DA SILVA PT Parlamentar ausente
HIAGO STOCK MORANDI PL Parlamentar ausente
JOSÉ DE JESUS FREITAS ABREU PDT Voto favorável 
JOSE PASCUAL DAMBRÓS PSB Voto favorável 
JULIANO VALIM SOARES PSD Voto favorável 
MARISOL SANTOS PSDB Voto favorável 
PEDRO RODRIGUES PL Voto favorável 
RAMON DE OLIVEIRA TELES PL Voto favorável 
ROSE FRIGERI PT Voto favorável 
SANDRA BONETTO NOVO Voto favorável 
SANDRO LUIZ FANTINEL PL Voto favorável 
WAGNER PETRINI PSB Voto favorável 


 

10/12/2025 - 12:16
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fabio Carnesella - MTE 17863

Ir para o topo