Voltar para a tela anterior.

Rufar dos Tambores reúne mais de 500 pessoas na Câmara de Caxias do Sul e celebra a força da ancestralidade afro-brasileira

Celebração na Câmara reforça combate à intolerância religiosa e valoriza tradições de matriz africana.


A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul recebeu, no último domingo (7), mais de 500 pessoas para o evento Rufar dos Tambores: Contra a Discriminação Afro-Religiosa, uma celebração de fé, resistência e valorização das tradições afro-brasileiras. A iniciativa foi proposta por lideranças religiosas do município e pelo Vereador Lucas Caregnato (PT), o evento reuniu mais de 30 casas de religião de matriz africana do município, fortalecendo o compromisso público com a diversidade, o combate à intolerância religiosa e a promoção da cultura afro-brasileira.

A programação contou com pontos cantados de Umbanda, apresentações culturais, feijoada, gastronomia típica, feira de artesanato religioso, música, danças tradicionais e o vibrante toque para os Orixás, conduzido por lideranças espirituais e equipes de alabez. O evento também se consolidou como um momento de reafirmação da identidade afro-brasileira, da força da ancestralidade e do axé.

Durante o encontro, foram entregues certificados de reconhecimento às casas religiosas presentes e realizados dois importantes homenagens:

Prêmio Caxias do Sul ao Pai Guy de Xangô, por sua trajetória e contribuição ao fortalecimento da religiosidade afro-brasileira;

Prêmio Mãe Sebastiana, concedido a lideranças religiosas que mantêm vivas a tradição, a cultura e os saberes das religiões de matriz africana em Caxias do Sul.

O presidente do Legislativo caxiense, Lucas Caregnato (PT), destacou a dimensão histórica do evento e a emoção do encontro:

“Este é um dia de profunda alegria. Celebramos a força da ancestralidade, o poder do axé e o papel essencial das religiões de matriz africana na construção da nossa cidade. O Rufar dos Tambores engrandece nossa história e reafirma nosso compromisso com a liberdade religiosa.” 

Caregnato reforçou ainda a relevância dos prêmios e da participação expressiva do público: “Entregar o Prêmio Caxias e o Prêmio Mãe Sebastiana para lideranças tão importantes é uma honra. Ver mais de 500 pessoas reunidas na Câmara, com respeito, união e fé, é a prova de que estamos avançando no combate à intolerância e na valorização da diversidade que nos forma enquanto sociedade.”

O Rufar dos Tambores encerrou-se com cânticos, danças e um clima de profunda celebração coletiva, fortalecendo a conexão com a ancestralidade e reafirmando o compromisso de Caxias do Sul com a inclusão, a diversidade e a justiça social.

09/12/2025 - 08:05
Gabinete do vereador Lucas Caregnato/PT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo