Voltar para a tela anterior.
Incluir o CETEC Musical no Calendário Oficial de Eventos do Município de Caxias do Sul é o objetivo do projeto de lei 177/2025, assinado pela vereadora Marisol Santos/PSDB e discutido na sessão ordinária desta quinta-feira (27/11). Desde 2022, o evento acontece todo ano, entre os meses de novembro e dezembro, em data definida pela instituição organizadora. O texto deverá retornar à pauta, para segunda discussão e votação.
A atração reúne estudantes do Ensino Fundamental do CETEC da Universidade de Caxias do Sul (UCS), escola mantida pela Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS). É fruto de um projeto interdisciplinar que envolve todos os componentes curriculares, com ênfase nas quatro linguagens da arte: música, teatro, dança e artes visuais. Ao longo de todo o ano letivo, são dedicadas horas curriculares específicas para o desenvolvimento, coordenado pelos professores das áreas artísticas do CETEC Fundamental.
Em 2024, a iniciativa prestou homenagem aos 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul. O espetáculo, intitulado “L’America”, retratou em quatro atos a saga dos imigrantes, desde a travessia de navio e as dificuldades enfrentadas na chegada à Serra Gaúcha, passando pela transformação das cidades com a chegada do trem, até culminar no crescimento econômico de um dos principais polos industriais do país. O repertório, executado ao vivo pelos alunos, incluiu composições autorais, como a tarantela e o rap.