Voltar para a tela anterior.
Os vereadores caxienses estudam, nesta semana, o Programa Água Boa. Na sessão ordinária desta terça-feira (25/11), a proposta do Executivo (projeto de lei/PL 244/2025) passou em primeira discussão e retornará a plenário para votação final. A matéria busca estender rede de água para as comunidades do interior.
Caso for aprovado e virar lei, o Programa Água Boa permitirá ao município promover extensões de rede de abastecimento de água e sua ampliação para as localidades fora do perímetro urbano, conforme preconiza a lei federal 14.026/2020, do Novo Marco Legal do Saneamento Básico.
A proposição define que caberá ao Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) executar o projeto dentro de sua previsão orçamentária anual.
De acordo com o PL 244/2025, o objetivo específico da iniciativa é atender todas as solicitações de extensão de rede de abastecimento de água em vias consolidadas e/ou reconhecidas pelo município e que constem no aerofotogramétrico de 2014, fora do perímetro urbano, cabendo ao Samae todos os custos relativos à implantação.
Na exposição de motivos, o prefeito Adiló Didomenico/PSD ressalta que o acesso regular à água potável é um direito fundamental e uma condição essencial para a dignidade humana, a saúde pública e a qualidade de vida.