Voltar para a tela anterior.
A vereadora Daiane Mello (PL) protocolou nesta semana um novo projeto de lei que propõe a criação de espaços exclusivos para amamentação e fraldário em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Pronto Atendimentos (PAs) do município de Caxias do Sul.
A proposta tem como objetivo garantir um ambiente adequado, acessível e fora dos banheiros, permitindo que tanto homens quanto mulheres possam atender às necessidades das crianças com conforto, segurança e privacidade.
Segundo o texto do projeto, o espaço deverá contar com lavatório, trocador de fraldas, cadeiras apropriadas para amamentação e recipientes adequados para o descarte de fraldas e dejetos orgânicos.
"A família precisa de um ambiente seguro e apropriado para cuidar da criança durante o tempo de permanência nas unidades de saúde. Muitas vezes, é necessário aguardar longos períodos para realizar consultas, exames ou outros procedimentos. Durante esse tempo, mães e pais precisam de um local digno para amamentar, trocar fraldas ou simplesmente acolher o bebê com mais conforto. Esse projeto de lei nasce justamente dessa necessidade", destaca a vereadora.
A proposta agora seguirá para análise das comissões permanentes da Câmara Municipal. Após essa etapa, será encaminhada para votação em plenário.