Voltar para a tela anterior.
Às vésperas do Dia da Consciência Negra, o vereador Edson da Rosa/Republicanos ocupou a tribuna para compartilhar reflexões acerca da data. Na declaração, feita durante a sessão ordinária desta quarta-feira (19/11), o parlamentar apontou que o feriado deve lembrar a todos que o passado fortalece, mas é olhando para o futuro que a extinção da desigualdade racial seja realidade.
Com orgulho, Edson lembrou que foi o primeiro negro a assumir uma cadeira no Legislativo caxiense, assim como o primeiro negro a presidir a Casa e o primeiro negro a assumir a Secretaria Municipal da Educação. Entretanto, lamentou que a presença de pessoas negras em postos tão importantes tenha demorado tanto para acontecer. Foi apenas em 2005 que Edson assumiu o primeiro mandato como legislador, 113 anos após a fundação da Câmara Municipal de Caxias do Sul. Hoje, ao lado dos colegas Estela Balardin/PT e Lucas Caregnato/PT, tem o desejo de ver mais pessoas negras ocupando esses espaços.
A escolha do dia 20 de novembro homenageia a história de Zumbi dos Palmares e a luta contra o racismo. Edson destaca que o Dia da Consciência Negra é necessário para lembrar que o preconceito racial ainda está presente em todas as esferas da sociedade. Neste embalo, convidou a comunidade para a Semana da Consciência Negra, que ocorre dos dias 25 a 28 de novembro, no Plenário da Casa, que tem o objetivo de promover a valorização da história, da cultura e das contribuições da população negra. A semana inclui a outorga da Comenda Zumbi dos Palmares, idealizada pelo vereador.
Além das reflexões, o vereador também fez prestação de contas de uma viagem que fez a Brasília nos últimos dias. Na oportunidade, esteve presente nos ministérios da Educação e Cultura e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Também conversou com a deputada federal Franciane Bayer/Republicanos, os deputados federais Ronaldo Nogueira/Republicanos e Pompeo de Mattos/PDT e o senador Hamilton Mourão/Republicanos, em busca de emendas parlamentares.
Confira a programação preliminar da Semana da Consciência Negra
25 de novembro de 2025 (Terça-feira)
08h30 – Apresentação de Hip Hop
10h – Abertura da Exposição do Projeto Favelar de Andrigo Martins
26 de novembro de 2025 (Quarta-feira)
08h30 – Apresentação de Capoeira
27 de novembro de 2025 (Quinta-feira)
08h30 – Apresentação cultural
12h – Intervalo
19h – Outorga da Comenda Zumbi dos Palmares
28 de novembro de 2025 (Sexta-feira)
09h30 – Abertura Oficial
Vereador Lucas Caregnato – Presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul
Vereador Edson da Rosa
Vereadora Estela Balardin
10h – Painel Racismo Estrutural e a Importância do Letramento Racial para as Instituições de Segurança Pública
Delegado Fernando Sodré – advogado, professor e ex-Chefe da Polícia Civil do RS
12h – Intervalo
13h30 – Apresentação cultural – Lili Costa
13h45 – Painel Cuidar Sem Racismo: Lançamento do Protocolo Antirracista na área da Saúde
14h – Painel Educação antirracista e música: estratégias para a formação da identidade negra
Professor Allan de Souza Pevirguladez – professor, cantor e escritor
16h – Lançamento do Livro Infantil da Câmara Municipal sobre as relações étnicos-raciais.
16h30 – Apresentação cultural – Lanceiros Negros
17h – Encerramento