Voltar para a tela anterior.
A parceria entre a instituição de ensino e a Escola do Legislativo da Câmara Municipal chegou a sua segunda edição com a participação de 18 estudantes do 1º Ano do Ensino Médio do Centro Tecnológico Universidade de Caxias do Sul, CETEC UCS. A metodologia desenvolvida para o Itinerário Formativo sobre Construção da Cidadania, que envolveu 150 alunos e alunas da escola, partiu da reflexão sobre a cidade e as dificuldades que a população enfrenta em seu cotidiano. A partir dessas percepções, os estudantes dividiram-se em grupos sob a coordenação do professor Alex Paulo Koltz. Todos foram instigados a aproximar-se do caminho que leva à aprovação de leis, passando pelo conhecimento quanto às atividades do Legislativo e do Executivo Municipal.
Na noite desta quinta-feira (13/11), no Plenário, os 18 jovens que tiveram seus projetos escolhidos, expuseram suas ideias na expectativa de que possam se transformar, efetivamente, em projetos de lei a serem defendidos pelas vereadoras e vereadores.
O Itinerário Formativo Construindo Cidadania resultou nos projetos que instituem a “Segurança e Prevenção da Violência nas Escolas”, de Alessandra Bado, Heloísa Galvão, Giordana Keil e Mariana Marcon; a “Educação Financeira na Rede Municipal de Ensino”, de Davi Crespo Giovanela, Guilherme Luiz Pires Kuiava, Marco Salvador Massochini e Murilo Fender Vivian; o “Livro de Registro das Mulheres Notáveis de Caxias do Sul”, de Manuela Zamboni Krás Borges, Maria eduarda Dondé Tonini, Maria Fernanda Feltrin Retamal e Maria Luiza Dal Lago; o “Desconto no IPTU para os imóveis que geram energia solar”, de Estela Alves Rodrigues, Henrique Vergani Rech, Isabeli Nunes Pamplona e Thales Fachin Curra; e que dispõe sobre o “Afastamento das lixeiras de coleta automatizada dos bueiros na cidade de Caxias do Sul”, de Felipe Rodrigues da Silva e Gustavo Rosa Dal Cortivo.
Na cerimônia de encerramento, o objetivo final do Itinerário pôde se realizar de forma efetiva: aproximar os alunos e alunas de Ensino Médio do CETEC UCS das práticas legislativas, a partir da elaboração de propostas conectadas com a sociedade, questões que abrangem a economia sustentável, a preocupação com o meio ambiente, a igualdade entre os gêneros, a educação e a segurança pública.
A diretora da Escola do Legislativo, vereadora Rose Frigeri/PT, e o vereador Alexandre Bortoluz (Bortola)/PP, destacaram os pontos positivos dos projetos e entregaram os certificados. Rose confirma que a iniciativa dialoga com vários projetos e discussões que vêm sendo apresentados pelos parlamentares. “Também vêm ao encontro de uma das principais metas da Escola do Legislativo: propagar o trabalho de vereadoras e vereadores entre a juventude caxiense para que o presente e o futuro sejam construídos com mais qualidade e harmonia”.
A Escola do Legislativo foi instituída pela Resolução de Plenário 245/A, de 16 de abril de 2015, constituindo-se em um órgão vinculado à presidência da Câmara Municipal. Conta com a participação da assessora Edivania da Costa Ramos como servidora voluntária.
Veja também a reportagem da TV Câmara Caxias: