Voltar para a tela anterior.
Desafios a partir do Dia Mundial do Diabetes, que será lembrado amanhã, ganharam destaque no pronunciamento da vereadora Marisol Santos/PSDB, na sessão ordinária desta quinta-feira (13/11). Ela preside a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Diabetes Tipo 1 na Cidade de Caxias do Sul, que, no último sábado, promoveu o primeiro simpósio sobre o tema, com diversas palestras sobre cuidados, tratamentos e rodas de conversa.
A vereadora trouxe informações da Sociedade Brasileira de Diabetes, pelas quais, no país, são em torno de 20 milhões de pessoas com a doença, das quais 600 mil com o Tipo 1. Explicou que, geralmente, tem-se por referência o Tipo 2 (90%). Disse que acontece quando o corpo não aproveita, adequadamente, a insulina que produz.
Marisol alertou que o Tipo 1 apresenta um quadro crônico e autoimune, ao atacar o pâncreas. Citou que envolve o uso diário de insulina, para regular os níveis de glicose. Salientou, ainda, o trabalho de mobilização e conscientização do Grupo Gotas de Vida.