Voltar para a tela anterior.
Durante a sessão ordinária desta quinta-feira (30/10), Pedro Rodrigues/PL veio à tribuna para discorrer sobre duas proposições de sua autoria: uma sobre a regularização de semáforos durante a noite, entre 23h e 5h, e outra sobre a criação de uma norma que assegure a acessibilidade de pessoas ostomizadas em sanitários de uso público e de uso coletivo.
Ao explicar sobre a questão dos semáforos, Rodrigues afirmou que o tema se trata da segurança pública da comunidade caxiense. De acordo com seu projeto, haverá a regularização do trânsito noturno, que permitirá a possibilidade de avançar o sinal vermelho, para que eventuais tentativas de assalto sejam evitadas “São escolhas difíceis que devemos fazer: ser multado por avançar o sinal ou correr o risco de sofrer um assalto”, argumentou, ao declarar que diversos municípios já possuem a regularização de sinaleiras noturnas, como Fortaleza, São Paulo, Porto Alegre e Novo Hamburgo. O liberal questionou “Por que não aprovar esta proposição se isso já ocorre em outras cidades?”. Ele salientou que, a partir de uma regularização, pode-se manter os motoristas informados e mais seguros.
O vereador também discorreu sobre a necessidade de adequação de banheiros públicos para pessoas ostomizadas. Rodrigues citou a relevância de promover a dignidade desse público, com acessibilidade higiênico-sanitária, por meio de equipamentos adequados. Entre as instalações defendidas pelo liberal, está estão adaptações específicas, com vasos sanitários e duchas higiênicas, para dar autonomia e facilitar o cotidiano das pessoas que utilizam a bolsa de ostomia. “Na Legislação brasileira, esses direitos já estão previstos, então peço que seja dada uma atenção maior a esse público”, pontuou Rodrigues.
Manifestaram-se os vereadores Daiane Mello/PL, Juliano Valim/PSD e Rose Frigeri/PT, parabenizando Rodrigues pelas pautas abordadas e reforçando a relevância das proposições.