Voltar para a tela anterior.
O trabalho dos servidores públicos em Caxias do Sul ganhou destaque na Tribuna Livre do Legislativo Municipal, nesta quarta-feira (29/10). O diretor de Comunicação do Sindicato dos Servidores Municipais (Sindiserv), Alvoní dos Passos, cumprimentou o funcionalismo público pela passagem de seu dia, na última terça-feira (28/10). Iniciou sua manifestação tratando de carinho como um sentimento incondicional que brota sem ser ou sem ter interesses particulares, financeiros ou de mérito. É o que marca as relações de trabalho dos funcionários públicos para com sua comunidade, exemplificou. “O sentimento de servidor é o que nutre o cotidiano dessa cidade. Do coração desses servidores, brota a busca do bem comum”, realçou o dirigente.
Alvoní destacou as diversas áreas e funções exercidas por servidores que fazem a cidade acontecer. Entre elas, citou professor, fiscal de transito, servidores da Câmara e quem atende à comunidade em demandas burocráticas. “Nos postos avançados, o servidor representa a garantia de acesso às políticas públicas. Esse é nosso grande orgulho”, ressaltou Alvoní, lembrando os princípios constitucionais que regem a administração pública, como legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
“Passam governo com seus benefícios ou não. E, através de seu trabalho, o servidor público é elemento basilar para a existência das instituições. Falar de cidadania é falar do orgulho que temos do servidor público, que desempenha suas atividades e procura cumprir à risca o preceito constitucional”, sublinha Alvoni.
O dirigente também mostrou um vídeo com mensagem da presidente do sindicato, a ex-vereadora Silvana Piroli, que está em Brasília acompanhando lutas dos servidores em relação a uma possível reforma administrativa no âmbito nacional. A presidente parabenizou a categoria. “Estamos em muitos lugares, mas estamos, principalmente, garantindo direitos à população. Espero que todos possam, neste dia, lembrar de nossas lutas, conquistas e da união. Parabéns aos que fazem de sua profissão o serviço público”, desejou Silvana.
No espaço de manifestação das bancadas, Alvoní recebeu cumprimentos dos vereadores Rose Frigeri/PT, Andressa Marques/PCdoB e Zé Dambrós/PSB. Professora da Rede Municipal de Ensino, Rose questionou o dirigente a respeito das próximas lutas da categoria. Andressa perguntou sobre reivindicações do sindicato em relação a temas como mudança de 9º anos, alterações no Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e em editais para concursos.
Sobre todas as temáticas citadas, o dirigente mencionou que a entidade está atenta e pediu aos parlamentares para também acompanharem. Um dos assuntos preocupantes, referiu, é a possibilidade de limitação de tempo de serviço, indicando uma precarização do trabalho dos servidores e, consequentemente, do atendimento aos cidadãos e cidadãs.
.