Voltar para a tela anterior.
A história do Grupo Cantori Della Stela passou pela tribuna do Parlamento caxiense na voz do agricultor e escritor Arlindo Dallegrave, na manhã desta quarta-feira (29/10). Também cantor, ele explicou que o grupo foi fundado em 1916 por Pedro Mezzomo e cujo neto, Ivo Mezzomo, é quem ajuda a perpetuar costumes dos imigrantes italianos.
Cantori Della Stela está ligado à Associação Esportiva, Recreativa e Cultural Nossa Senhora do Loreto, de Caxias do Sul, e busca preservar músicas ao estilo trazido por imigrantes italianos e perenizado por descendentes.
Dallegrave leu trecho de um livro que registra a história da comunidade, com ênfase ao percurso do grupo, que se apresentou em vários eventos e espaços públicos, como em período de Natal, no Terno de Reis, no Museu Municipal e na própria Câmara Municipal, na década de 1990. Mencionou também distinções conquistadas, como o Troféu Mérito do Imigrante, entregue pela então diretora do Museu Municipal, Tânia Maria Zardo Tonet (in memoriam) por manter as tradições.
Arlindo Dallegrave, agricultor e escritor
Antes de convidar os amigos a se apresentarem no plenário, um deles segurando uma grande estrela, Dallegrave agradeceu à vereadora Sandra Bonetto/NOVO, por ter intermediado o espaço da tribuna, via acordo de líderes, para que pudessem se manifestar. Para apreciação da plateia, o grupo entoou duas canções e recebeu aplausos.