Voltar para a tela anterior.

Legislativo pode conceder o Título de Cidadão Emérito a Rogério Vacari

Sendo de autoria coletiva e tendo como principal proponente o vereador Pedro Rodrigues/PL, o projeto de decreto legislativo retornará à Câmara para segunda discussão e votação


Foi debatido, durante a sessão ordinária desta terça-feira (28/10), o projeto de decreto legislativo (PDL) 20/2025, que concede o Título de Cidadão Emérito a Rogério Vacari, em uma solenidade no dia 24 de novembro de 2025, às 19h30min. De autoria coletiva e tendo o vereador Pedro Rodrigues/PL como principal proponente, o PDL voltará para segunda discussão e votação final.

Segundo o projeto e documentos apresentados, Vacari é natural de Caxias do Sul, nascido em 28 de novembro de 1959, sendo filho de Dárcio Vacari e Maria Araci Vacari. É casado com Marlise Furlan, sendo pai de Rogério Vacari Junior e avô de Enzo e Bianca. Sempre dedicou sua vida à família e à cidade. Cursou o primário na Escola Dom Vital e o Ensino Médio nos Colégios La Salle e São Carlos. Formou-se em Economia pela Universidade de Caxias do Sul e como eletricista pelo Senai Nilo Peçanha, o que destaca sua afinidade ao trabalho técnico e à valorização da educação.

Atualmente, trabalha há quase quatro décadas na Agrale S.A., como diretor-executivo. Sua liderança foi fundamental para o crescimento sustentado de diversos segmentos, como o lançamento da família de produtos Agrale Marruá, tratores e veículos inovadores. Em suas palavras, sempre buscou qualidade antes de quantidade, desenvolvendo estratégias sólidas para garantir que cada passo da companhia seja seguro e benéfico para seus acionistas, colaboradores e comunidade. Na Agritech Lavrale, exerce o cargo de diretor Administrativo e Financeiro.

Além disso, Vacari é conselheiro fiscal do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Simecs), onde defende os interesses do setor metalmecânico com ética e espírito associativista. Também participa de forma ativa em grupos sociais como o G50.

De acordo com o PDL, Vacari tem sua generosidade reconhecida por colaboradores e colegas como exemplo de liderança humana, que inspira respeito e admiração. Com visão estratégica, espírito colaborativo e compromisso social, construiu uma trajetória que manifestou sua influência positiva para toda a comunidade

O título de Cidadão Emérito é concedido pelo Parlamento a pessoas que nascem em Caxias do Sul com o propósito de reconhecer o trabalho que desenvolvem pela cidade e pela população local.

Além de Rodrigues, assinaram o documento os parlamentares Aldonei Machado/PSDB, Alexandre Bortoluz/PP, Andressa Mallmann/PDT, Calebe Garbin/PP, Capitão Ramon Teles/PL, Cláudio Libardi/PCdoB, Daiane Mello/PL, Daniel Santos/Republicanos, Edson da Rosa/Republicanos, Hiago Morandi/PL, Zé Dambrós/PSB, Juliano Valim/PSD, Marisol Santos/PSDB, Rafael Bueno/PDT, Rose Frigeri/PT, Sandra Bonetto/NOVO, Sandro Fantinel/PL, Tenente Crisitiano Becker/PRD e Wagner Petrini/PSB.

28/10/2025 - 12:33
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Isabella Jacobs Tonelli

Ir para o topo