Voltar para a tela anterior.
O 1º Simpósio de Mediação e Conciliação Caxiense (SIMECCA) do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) foi divulgado na sessão ordinária desta quarta-feira (22/10). A coordenadora de Eventos do IBDFAM, Tatiana Vasconcelos Fortes, convidou a comunidade para a iniciativa, no bloco H da Universidade de Caxias do Sul (UCS), no dia 7 de novembro, sexta-feira, das 13h30min às 19h.
Conforme Tatiana Fortes, o evento consolida o compromisso de Caxias do Sul com a cultura da paz e o fortalecimento da justiça humanizada. Será uma tarde de diálogo, de aprendizado e de integração entre o poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria, advocacia, universidades e sociedade civil organizada. O simpósio é uma realização do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS), do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Caxias do Sul (CEJUSC), da Ordem de Advogados do Brasil (OAB) – Subseção Caxias do Sul, do IBDFAM-RS e das instituições de ensino UCS, Faculdade da Serra Gaúcha e Centro Universitário UNIFTEC.
Entre os nomes confirmados, estão a ex-desembargadora aposentada Maria Berenice Dias, referência no direito das famílias e sucessões do Brasil; e a advogada e presidente da Comissão Nacional de Mediação do IBDFAM, Ana Brusolo Gerbase, vinda do Rio de Janeiro. Terá ainda a presença do promotor de justiça e presidente da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul (FMP), Luciano de Faria Brasil.
Segundo a representante, durante o encontro, serão abordados temas como mediação familiar, superendividamento, justiça restaurativa e métodos alternativos de solução de conflitos, o sistema Multiportas. “O SIMECCA é um movimento social pela pacificação e pelo fortalecimento dos vínculos humanos”, declarou.
As inscrições podem ser feitas na plataforma Sympla ou pelo perfil @ibdfam.caxiasdosul nas redes sociais.