Voltar para a tela anterior.
Doze projetos foram agraciados com o Prêmio Darcy Ribeiro (Caxias Educadora) do Legislativo caxiense. A solenidade aconteceu na noite desta segunda-feira (20/10), no plenário da Casa, com o intuito de celebrar a comunidade educacional. Autor da proposta que originou a premiação, o hoje presidente da Câmara, vereador Lucas Caregnato/PT, conduziu a cerimônia de hoje. Ele também se pronunciou em nome do Parlamento, seguido pelo vereador Edson da Rosa/REPUBLICANOS, que preside a Comissão de Educação. A escolha dos contemplados partiu de uma Comissão Julgadora com representantes do setor.
O presidente Caregnato contou que, nas escolas Melvin Jones e Imigrante, das quais é egresso, acumulou vivências fundamentais até hoje. “Os cientistas estão numa evolução, como a da busca de cura ao câncer. Mas, ainda, falta uma valorização efetiva do professor, inclusive do ponto de vista salarial. Temos que zelar pela saúde mental e ouvir os profissionais”, alertou.
De acordo com o presidente da Comissão de Educação, escutar é dar sentido a uma conversação, algo que sustentou ser o propósito do Legislativo com a premiação. O vereador Edson destacou que a honraria dialoga com o perfil de Darcy Ribeiro, a quem classificou como influente educador, em defesa do povo indígena e com protagonismo na formação do pensamento social sobre a identidade e a formação do povo brasileiro. “Vemos nos projetos agraciados uma possibilidade de aproveitamento de prática pedagógica, como forma de construção no ambiente escolar”, definiu o parlamentar.
Ato contínuo, os titulares de cada iniciativa vencedora receberam os respectivos troféus. Em nome de cada categoria, manifestou-se um representante. Pelo Ensino Privado, a professora Scheila de Avila e Silva enfatizou a educação na condição de meio estimulador da capacidade inventiva e inovadora. Atentou para tecnologia, como capital gerador de desenvolvimento econômico e social.
Pelo Ensino Municipal, a professora Luana da Rosa Linck ponderou que, hoje, a docência enfrenta desafios diante de desvalorização profissional, tendo que lidar com uma sociedade cada vez mais imediatista. “Atuamos em nome da esperança, da transformação, num caminho de mudança social, para alcançar o ensino de qualidade”, salientou.
Pelo Ensino Não Formal, Felomena da Silva Santos mencionou um provérbio africano, pelo qual a educação de uma criança requer o envolvimento de uma aldeia inteira. “Trabalhamos por uma educação antirracista, com a valorização da diversidade. Todo espaço é educativo. Toda a sociedade tem que respeitar e celebrar as culturas africanas e indígenas. Valorizamos o resgate da identidade e o reconhecimento da ancestralidade, com a desconstrução de estereótipos”, explicou.
Pelo Ensino Público Estadual, Luan Moraes da Luz observou que urge combater a violência contra as mulheres, com a promoção do respeito e da igualdade. “Estamos atentos à importância da saúde mental dos professores, de melhorar o dia a dia e os espaços de escuta. Necessitamos de equilíbrio e bem-estar, dentro e fora de sala de aula. Queremos ajudar os alunos a melhorarem as notas”, afirmou.
Pelo Ensino Público Federal, Vitor Schlikmann bradou pelo compromisso coletivo com a educação pública, gratuita e de qualidade. Apontou para a pesquisa, em prol da transformação social. Ressaltou ações pela inclusão digital, a fim de auxiliar estudantes com pouca familiaridade com a informática.
A secretária municipal adjunta da Educação, Simone Selbac, transmitiu os cumprimentos do prefeito Adiló Didomenico. Enalteceu o fato de os projetos significarem progresso no sentido do aprendizado. “Quando processos são inovados e reinventados, quem ganha é o ensino como um todo”, pontuou.
Por meio do Decreto Legislativo 443/A, de 24 de junho de 2022, proposto pelo vereador Lucas Caregnato/PT (hoje, presidente da Casa), o Prêmio Darcy Ribeiro – Caxias Educadora tem como objetivo valorizar e reconhecer o trabalho dos profissionais em educação que fazem da sua atividade um instrumento de emancipação e acesso à cidadania, além de promover a formação cidadã da comunidade escolar e incentivar à pesquisa como instrumento pedagógico de diálogo com os problemas e situações do cotidiano vivenciados pela comunidade escolar.
Projetos Agraciados - 2ª edição - Ano: 2025
Ensino Público Municipal
1) Projeto Do Fruta à Fruta, de Carolina Maria de Jesus aos dias atuais, um projeto contra o desperdício de alimentos
Autora: Caroline Klagenberg
Coautoras: Bruna Scarsi Novello, Cristiane Weber da Silva, Izabele Weber da Silva, Maiara Luiza Strassburger e Rafaela Capellini
Instituição de Ensino: Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre João Schiavo;
2) Projeto Nossa História em Muitas Vozes: da aldeia ao quilombo, do navio ao trem
Autora: Luana da Rosa Linck
Instituição de Ensino: Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Teotônio Vilela;
3) Projeto Repórteres da Tradição: um olhar jornalístico sobre a cultura gaúcha
Autor: André Luiz Benedetti
Instituição de Ensino: Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Castelo Branco
Ensino Público Estadual
4) Projeto Além da Lousa
Autor: Fernando Menegat
Coautores: Angélica Ferari Rodrigues, Júlio Rafael da Silva Pereira e Vitória Fochezatto Michelon
Instituição de Ensino: Escola Estadual de Ensino Médio Irmão Guerini;
5) Projeto Semana Maria da Penha na Escola Estadual Santa Catarina
Autora: Silvia Gubert
Instituição de Ensino: Escola Estadual de Ensino Médio Santa Catarina;
6) Projeto Termos da Oração - Língua Portuguesa
Autor: Luan Moraes da Luz
Co-autores: Ana Beatriz de Goes Ferreira, Cauã Freitas de Souza, Eduarda Silva dos Santos, Emily Silva dos Passos, Erika Marques Zambrano, Felipe Andre Binkowski Engster, Flavia Alessandra da Silva Indicatti, Giulia Fiaminghi Goncalves, João Chaves Soares, Julio Rafael da Silva Pereira, Kauã Santos Provensi, Nicolas Alves Fortuna, Paola Rodrigues Ribeiro e Yago Gonçalves de Sá.
Instituição de Ensino: Escola Estadual de Ensino Médio Irmão Guerini;
Ensino Público Federal
7) Projeto Altas Habilidades e Superdotação: precisamos falar sobre isso - o lugar de fala
Autora: Daniela Corte Real
Coautora: Liana Vianna
Instituição de Ensino: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Caxias do Sul;
8) Projeto Auxílio Inclusão Digital
Autora: Heloisa Ramos Kemmerich
Instituição de Ensino: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Caxias do Sul
Ensino Privado
9) Projeto Bit Bus - Mergulhando no Mundo da Informática
Autora: Scheila de Avila e Silva
Coautores: Aline Valéria Fagundes da Silva, André Gustavo Adami, Bianca Elisa Rossa, Carmen Scariot, Juçara Bordin, Laura Bugança Perozzo, Maria Antônia Troian Rech, Mirelle Antunes, Rafael Susin Baumann e Roberta Alina Boeira Tiburri.
Instituição: Universidade de Caxias do Sul e Universidade Estadual do Rio Grande do Sul;
10) Projeto Madre Teatro
Autor: Rodrigo Oliveira
Instituição de Ensino: Colégio Madre Imilda
11) Projeto Rally da Empatia: adaptando veículos, acelerando mudanças e turbinando corações
Autor: Luiz Henrique Correa
Co-autora: Izequiela Franceschet
Instituição de Ensino: Senac Caxias do Sul
Ensino Não Formal
12) Projeto Semeando Resistências, a história da escravatura no Brasil e as mazelas sociais decorrentes deste período
Autora: Felomena da Siva Santos
Instituição: Associação Criança Feliz
Sobre Darcy Ribeiro
Darcy Ribeiro foi um célebre educador, sociólogo, indigenista e antropólogo brasileiro. Atuou como diretor de Estudos Sociais do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação (MEC) e na criação da Universidade de Brasília. Assumiu como ministro da Educação e ministro Chefe da Casa Civil.
Em sua atuação como vice-governador no Rio de Janeiro, implantou os Centros Integrados de Educação Pública (CIEPS), conhecidos como escolas de tempo integral. Foi um dos criadores da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB)/Lei 9394/96, após anos de debates. Darcy Ribeiro é considerado um expoente brasileiro comprometido com a educação de qualidade.