Voltar para a tela anterior.
Uma prévia de como será o novo sistema de fluxos legislativos da Câmara Municipal de Caxias do Sul foi apresentada aos vereadores e à equipe funcional nesta quinta-feira (16/10). Presidente da Casa, vereador Lucas Caregnato/PT espera que a plataforma entre em operação ainda neste ano.
A explanação técnica coube a Jorge Luís Longo, líder técnico da empresa que venceu a licitação para o serviço, a Città Inteligência em Gestão Pública. Ele explicou que o Eprocleg vem para somar e trazer inovações ao que já existe na Câmara. Para exemplificar, informou que os vereadores terão um login e senha para acessar o sistema em tablets, celulares, notes e computadores e, por meio deles, poderão efetuar protocolos, emitir relatórios, criar proposições parlamentares e votar. Hoje, o sistema de votação ocorre num dispositivo específico que fica sobre a mesa de cada legislador, no plenário. Também terão o auxílio da inteligência artificial para elaborar esboços de suas proposições.
Com os dados que forem sendo inseridos no sistema, os servidores e parlamentares poderão situar os locais referenciados nos conteúdos, ter uma linha do tempo das propostas e das ações registradas, com quantitativos e gráficos. A comunidade também poderá conferir e acompanhar a tramitação dos processos de forma ainda mais detalhada do que consegue hoje.
“A intenção é democratizar ainda mais o acesso da população às informações legislativas, mostrar com mais profundidade e transparência o trabalho dos vereadores e da Câmara como um todo e modernizar o sistema atual, de forma a facilitar as atividades desempenhadas pelos servidores e assessorias”, ressalta o presidente Lucas Caregnato.
Nesse sentido, o vereador conta com o apoio da equipe funcional e de todos os gabinetes para a adaptação ao novo modelo. “Vamos ter sucessivos treinamentos nos setores e a ideia é concluir o processo para colocar o sistema em funcionamento ainda neste ano”, espera o presidente Lucas, demonstrando boas expectativas.
O novo sistema legislativo visa otimizar os processos internos, promovendo mais agilidade, transparência e integração das informações no âmbito do Legislativo caxiense.