Voltar para a tela anterior.
Foi debatido, na sessão ordinária desta quinta-feira (16/10), o requerimento 105/2025, de autoria coletiva, que pede a instalação da Frente Parlamentar das Cozinhas Solidárias de Caxias do Sul. Tendo a vereadora Marisol Santos/PSDB como principal proponente, a solicitação foi aprovada por unanimidade entre os parlamentares. A frente terá duração de dois anos, a contar da data de sua criação.
De acordo com o requerimento, o município conta com o Fórum das Cozinhas Solidárias de Caxias do Sul, que articula diversas iniciativas e atende 27 mil refeições mensais, destinadas à população em situação de vulnerabilidade. A instituição executa um trabalho de caráter voluntário, solidário e coletivo.
A criação da frente buscará, entre outros pontos, promover o debate público sobre a erradicação da fome e da insegurança alimentar; negociar iniciativas com setores da sociedade civil, conselhos e movimentos sociais; acompanhar e propor políticas públicas de segurança alimentar no município; fortalecer o diálogo de forma transparente e participativa.
Durante a discussão e a declaração de voto, manifestaram-se os vereadores Andressa Marques/PCdoB, Calebe Garbin/PP, Claúdio Libardi/PCdoB, Daniel Santos/Republicanos, Edson da Rosa/Republicanos, Estela Balardin/PT, José Abreu Jack/PDT, Marisol Santos/PSDB, Pedro Rodrigues/PL, Rose Frigeri/PT e Zé Dambrós/PSB. Marisol destacou que reconhece a relevância de debater o tema da insegurança da fome. Ressaltou o trabalho das cozinhas solidárias, ao dizer que as unidades auxiliaram e acolheram muitas pessoas no período das enchentes de maio de 2024 “A fome é um dos maiores problemas da humanidade”, citou, ao pontuar que há o entendimento de que a Câmara deve participar de debates para lutar a favor da soberania alimentar.
Andressa afirmou que o Fórum das Cozinhas Solidárias de Caxias do Sul prestou um apoio exemplar durante momentos de crise, trazendo comida a quem precisa e de forma urgente. “Implementar essa frente de apoio às cozinhas solidárias é essencial para nós nos responsabilizarmos”, observou a vereadora.
Edson pontuou que, entre os dias 13 e 19 de outubro, é promovida a 23ª Semana da Alimentação do Rio Grande do Sul, onde ocorrerá, na próxima sexta-feira (17/10). Informou que o evento terá a distribuição de alimentos e iniciativas de conscientização, na Praça Dante Alighieri, entre 10h e 14h.
Além de Marisol, assinaram o documento os vereadores Aldonei Machado/PSDB, Andressa Marques/PCdoB, Calebe Garbin/PP, Cláudio Libardi/PCdoB, Edson da Rosa/Republicanos, Zé Dambrós/PSB e Sandra Bonetto/NOVO.
DELIBERAÇÃO DO REQUERIMENTO 105/2025
Vereador – Partido - Voto
ALDONEI MACHADO PSDB Sim
ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim
ANDRESSA CAMPANHER MARQUES PCdoB Sim
ANDRESSA MALLMANN PDT Sim
CALEBE GARBIN PP Sim
CLAUDIO LIBARDI JUNIOR PCdoB Sim
DAIANE MELLO PL Sim
DANIEL SANTOS REPUB Sim
EDSON DA ROSA REPUB Sim
ESTELA BALARDIN PT Sim
HIAGO STOCK MORANDI PL Ausente
JOSE DE JESUS FREITAS ABREU PDT Sim
JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Sim
JULIANO VALIM PSD Sim
LUCAS CAREGNATO PT Presente
MARISOL SANTOS PSDB Sim
PEDRO RODRIGUES PL Sim
RAMON DE OLIVEIRA TELES PL Em representação
ROSELAINE FRIGERI PT Sim
SANDRA BONETTO NOVO Em representação
SANDRO FANTINEL PL Sim
TENENTE CRISTIANO BECKER PRD Licença-saúde
WAGNER PETRINI PSB Sim