Voltar para a tela anterior.

Câmara Municipal concede o Prêmio Caxias à Empresa Acre pela passagem de 50 anos

A organização tem se notabilizado na indústria e no comércio de ferramentas e abrasivos


Os 50 anos da Empresa Acre Caxias Indústria e Comércio de Abrasivos Industriais foram celebrados em sessão solene da Câmara Municipal de Caxias do Sul, realizada na noite desta quinta-feira (09/10), no plenário da Casa. Primeiro secretário da Mesa Diretora e proponente da homenagem, o vereador Alexandre Bortoluz/PP presidiu os trabalhos de hoje. A organização tem se notabilizado na indústria e no comércio de ferramentas e abrasivos.

Bortoluz se pronunciou em nome do Legislativo caxiense. Afirmou que a inspiração e o legado do fundador e já falecido, Alberto Arioli, seguem como inspiração aos atuais colaboradores. Enfatizou o aspecto humano, pelas ações de caridade e de preocupação para com o próximo. “Tem visão estratégica e social e se mantém, mesmo que empreender no Brasil nunca seja fácil. São altas cargas tributárias, escassez de logística e de mão de obra qualificada, burocracia crescente”, observou o progressista.

Depois de receber o troféu e o diploma que simbolizam a premiação, o diretor e sócio da Acre Caxias, Tomé Sonda, se dirigiu à tribuna para agradecimentos. Ressaltou a responsabilidade organizacional com a inovação. “Zelamos pelo compromisso com as pessoas. Seguimos confiantes na equipe de trabalho, para os próximos desafios. Agradeço aos clientes e parceiros. Para os próximos anos, queremos gerar ainda mais motivação diária, com inovação para entregar o melhor resultado”, salientou.

O vice-prefeito municipal, Edson Nespolo, transmitiu os cumprimentos do prefeito Adiló Didomenico e enalteceu o fator de superação da emprega, num cenário por ele classificado como de alta carga tributária e máquina pública pesada. “Ela abraça o DNA caxiense, de geração de emprego e renda, fazendo a roda econômica girar”, disse.

Saiba mais sobre a empresa homenageada

A Acre Caxias Indústria e Comércio de Abrasivos Industriais Ltda. iniciou as atividades em 20 de novembro de 1975. Era uma pequena loja alugada de pouco mais de 70 metros quadrados, localizada na Rua Doutor Montaury, em Caxias do Sul. Fundada por Alberto Arioli e Teo Nunes de Lima, nasceu com o propósito de oferecer ao mercado especialidade em abrasivos industriais, tendo como principal objetivo buscar soluções para clientes de diferentes segmentos.

Além do comércio, a empresa atuava na representação de produtos. Por se tratar de uma venda técnica, a Acre Caxias conseguiu romper velhos conceitos de marcas já existentes e, gradualmente, conquistou espaço, ampliando a participação no mercado.

Com o crescimento dos negócios, Tomé Sonda, que iniciou como almoxarife, destacou-se pela competência e capacidade de liderança e, como reconhecimento por seu trabalho, tornou-se o terceiro sócio da empresa.

Em 1988, já consolidada como referência no ramo de abrasivos, com uma linha completa de produtos à disposição de seus clientes, a empresa enfrentava limitações de espaço, devido ao aumento dos estoques necessários para suprir a demanda. Então, decidiu investir no primeiro terreno e construir um pavilhão próprio, no Bairro Santa Catarina.

A partir de 1990, expandiu a linha de produtos, somando aos rebolos a os abrasivos flexíveis (lixas), com atuação junto a indústrias de transformação, autopeças, metalmecânica, retíficas, matrizarias e setor madeireiro. Em 1991 a empresa, construiu o segundo pavilhão, de dois pavimentos, destinado às máquinas e equipamentos utilizados para a transformação de rolos de lixas em produtos de consumo final.

Em 2003, visando a aumentar a produtividade, adquiriu um terreno em Monte Bérico, para a construção de sua fábrica, separando fisicamente a produção do setor comercial e administrativo. No ano de 2020, diante da pandemia, a empresa enfrentou um dos maiores desafios de sua história. Hoje, em 2025, a Acre Caxias celebra os 50 anos de história.

09/10/2025 - 22:18
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo