Voltar para a tela anterior.
A Procuradoria Especial da Mulher (PEM) da Câmara Municipal de Caxias do Sul, por meio de suas vereadoras integrantes, manifesta seu mais absoluto repúdio a qualquer forma de assédio, violência ou discriminação contra as mulheres, em qualquer ambiente e sob qualquer circunstância.
Solidarizamo-nos integralmente com as servidoras que relataram ter sido vítimas de assédio no âmbito do Legislativo e reafirmamos nosso compromisso permanente com a defesa dos direitos das mulheres e com a construção de um ambiente institucional seguro, ético e respeitoso.
Reiteramos que o combate ao assédio é uma responsabilidade coletiva e que a coragem das mulheres em denunciar situações de violência é um passo fundamental para transformar a cultura de silêncio que ainda persiste.
Destacamos as medidas tomadas de maneira imediata pela Presidência e pela Direção desta Casa em face do ocorrido, bem como a relevância da Comissão Interna de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação de Gênero, criada neste ano, como um importante instrumento de acolhimento, escuta e proteção às vítimas, além de promoção do respeito e da equidade a todas as identidades de gênero.
Seguiremos vigilantes e atuantes para que a Câmara Municipal de Caxias do Sul seja, cada vez mais, um espaço de respeito, segurança e dignidade para todas as pessoas.
Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Caxias do Sul – PEM
Caxias do Sul, 9 de outubro de 2025.
Integrantes da Procuradoria Especial da Mulher (PEM):
Verª. Rose Frigeri/PT – Procuradora titular
Verª. Andressa Campanher Marques/PCdoB
Verª. Andressa Mallmann Bassani/PDT
Verª. Daiane da Silva Melo/PL
Verª. Estela Balardin da Silva/PT
Verª. Sandra Bonetto/NOVO
Verª. Marisol Santos/PSDB