Voltar para a tela anterior.

Projeto Trajetória e Travessias é divulgado na Câmara

No espaço de acordo de lideranças, a coordenadora da iniciativa, Liz Caberlon convidou a comunidade para a palestra de yogaterapia hormonal de Dinah Rodrigues, no dia 13 de outubro, no Sindiserv


O projeto Trajetórias e Travessias foi divulgado na sessão ordinária desta quinta-feira (09/10), no espaço de acordo de lideranças, pela coordenadora da iniciativa, a yogaterapeuta Liz Caberlon. A representante convidou a comunidade para a palestra de Dinah Rodrigues, criadora da Yogaterapia Hormonal, que vem a Caxias do Sul no dia 13 de outubro para falar sobre sono, mulheres e yogaterapia.

No início de sua explanação, a yogaterapeuta convidou os presentes a relaxarem e respirarem por 30 segundos. Contou que a respiração calmante existe há 5 mil anos, mas as pessoas estão sempre estressadas.

Segundo Liz, a iniciativa do projeto Trajetórias e Travessias é de origem da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a partir de uma emenda da deputada federal Denise Pêssoa/PT.  Liz também lembrou que, à época em que foi vereadora, Denise apresentou um projeto que virou lei e que trata das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), via Sistema Único de Saúde (SUS), em Caxias do Sul. “Nós já temos há muito tempo, em Caxias, uma lei municipal aprovada e sancionada sobre as práticas e elas ainda não estão na rede onde a gente imagina, dentro das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), na porta de entrada dos cidadãos”, lamentou.

Conforme a coordenadora, sete bairros de Caxias do Sul já recebem de forma gratuita o acesso às ações do projeto Trajetórias e Travessias, que incluem yogaterapia hormonal, curso e práticas de reiki.

Para celebrar o Outubro Rosa, o Dia dos Servidores e o aniversário de 90 anos do Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul, Dinah Rodrigues, que está com 98 anos e é criadora da yogaterapia hormonal, virá ao município para palestrar sobre sono, mulheres e yogaterapia. O convite é para o dia 13 de outubro, segunda-feira, no auditório do Sindicato dos Servidores Municipais (Sindiserv), às 17h, com a presença também de Ivete Pisani, de 90 anos, considerada uma das pioneiras de yoga na cidade. Conforme divulgado no site do Sindiserv, a entrada na palestra é gratuita mediante inscrição por meio do link: https://tinyurl.com/yux644j9

09/10/2025 - 14:55
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Pietra Lima

Ir para o topo