Voltar para a tela anterior.
O projeto Robótica para Jovens: Emprego e Futuro na Serra Gaúcha foi apresentado pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Simecs) no acordo de lideranças desta quinta-feira (09/10). A diretora-executiva da entidade, Daiane Catuzzo, solicitou votos para a iniciativa que está concorrendo a R$ 450 mil pela Consulta Popular 2025 do governo estadual.
Conforme Daiane, o investimento abre oportunidades de futuro emprego aos jovens no contraturno escolar. Ela contou que, além de robótica, aplicada no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), os alunos aprendem educação financeira, têm apoio social e participam de círculos de paz. “Nós os levamos para conhecer as indústrias, colocamos em contato com profissionais para demonstrar que a indústria é um ambiente seguro e com oportunidades”, detalha.
Daiane também explicou a diferença do trabalho no comércio e na indústria. Contou que o setor industrial remunera bem e o Simecs faz esse movimento para inserir os jovens a partir de 14 anos nessa ação para que saibam como o segmento funciona. “A gente abre as portas para que os alunos e os professores conheçam esse ambiente”, explicou.
Por fim, a representante contou que a indústria, nos dias de hoje, se modernizou e cada vez mais precisa de mão de obra qualificada, principalmente na área da robótica. Segundo ela, o trabalho de integração realizado pelo Simecs é gratuito, por meio de recursos aplicados pela entidade e por empresas. No total, já foram atendidos 600 jovens, e a ideia é a extensão do projeto para a região da Serra Gaúcha, para o atendimento de mais de 1, 5 mil estudantes.
Para o projeto de robótica, é possível votar até amanhã (10/10) no site da Consulta Popular 2025: consultapopular.rs.gov.br.