Voltar para a tela anterior.
A trajetória de 30 anos da Escola de Ensino Médio e Técnico do Centro Tecnológico da Universidade de Caxias do Sul (CETEC UCS) conquistou distinção do Parlamento Municipal e aplausos da comunidade, em cerimônia especial, nesta quarta-feira (08/10). A homenagem do plenário caxiense foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Lucas Caregnato/PT, e contou com o pronunciamento do parlamentar Calebe Garbin/PP, principal proponente da honraria. Calebe destacou os avanços da instituição fundada em 1995 e que, desde então, já formou 13 mil estudantes.
“Se a educação é o que nos faz sonhar com um futuro melhor, o CETEC sonhou alto e realizou esse sonho. O CETEC não para, se reinventa, acompanha as transformações do mundo e continua formando não apenas estudantes, mas cidadãos críticos, criativos e comprometidos com o bem comum. Em nome do povo de Caxias do Sul, quero expressar reconhecimento e gratidão a quem faz parte dessa história”, destacou o vereador, cumprimentando estudantes, professores, direção, funcionários e familiares dos alunos.
Pela Fundação Universidade de Caxias do Sul (Fucs), o vice-presidente Cláudio Luiz Pessôa de Oliveira lembrou da visão do ex-reitor Ruy Pauletti (in memoriam), quando planejou a implantação de uma escola de Ensino Médio ligada à UCS. Ao mesmo tempo, elogiou o empenho da primeira e diretora até hoje do CETEC UCS, Ana Cristina Possapp Cesa. “A professora Ana iniciou e continua, depois de 30 anos, mantendo um ensino de excelência. A Fundação está honrada por ver uma de suas mantidas receber, por indicação do vereador Calebe, esta justa homenagem”, afirmou o vice-presidente da Fucs.
Na gestão do CETEC UCS desde o começo, Ana saudou toda a comunidade escolar e relatou os diversos projetos implementados pela instituição de ensino e que seguem fortalecendo a aprendizagem dos estudantes nas mais diversas áreas. Entre os quais, mencionou o CETEC Festival, que estimula a arte cênica e as demais expressões envolvidas e que produz muitos talentos. Outra iniciativa é o projeto “Construindo Leis”, que ocorre em parceria com a Câmara, com envolvimento dos vereadores, para os quais a diretora direcionou agradecimentos pela honraria de hoje.
“Esta homenagem celebra o impacto do CETEC não apenas na vida de quem passou por seus corredores, mas em toda a comunidade regional, com projetos que incentivam o protagonismo e a construção de um entorno melhor, seja pela ciência, pela cultura, pela cidadania”, enfatizou a diretora, também sendo saudada pelo presidente Lucas Caregnato/PT, que é professor e doutor em Educação.
Representando o Executivo caxiense, marcou presença na solenidade a secretária municipal da Educação, Marta Fattori. A cerimônia também teve apresentação de alguns estudantes, que, na dança, na voz e no violão, cativaram a plateia.
SAIBA MAIS SOBRE O CETEC UCS:
- O documento que originou a homenagem ao CETEC UCS destaca que a universidade é uma das mais conceituadas instituições de Ensino Superior do Brasil, a qual inaugurou o Centro Tecnológico em 1995. Desde sua fundação, a escola tem se consolidado como referência na educação de crianças e adolescentes. Ao longo de sua história, a unidade vivenciou um processo contínuo de expansão regional, passando de duas turmas iniciais para 11 turmas em diferentes cidades, como Bento Gonçalves, Farroupilha, Guaporé e Veranópolis.
- Em 2008, ocorreu a implantação dos cursos técnicos de Enfermagem em Caxias do Sul e de Hospedagem em Bento Gonçalves. A instituição também inovou com projetos interdisciplinares, como a Mostra Científica, iniciada em 2012 e que chega à sua 13ª edição em 2025.
- Atualmente, é reconhecida como a maior escola de Ensino Médio privada da região, oferecendo uma variedade de cursos técnicos integrados e idiomas opcionais, além de atividades artísticas, culturais e esportivas. Em parceria com a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, lançou o projeto “Construindo Leis” em 2024. No Ensino Fundamental, iniciado em 2020, a instituição adota uma proposta pedagógica integral, inspirada em modelos internacionais, com foco em experiências práticas e formação completa dos alunos, tendo já formado mais de 100 estudantes em apenas três anos.
- No início de sua existência, o Centro Tecnológico contou com apenas 78 alunos matriculados. A instituição já formou cerca de 13 mil estudantes, demonstrando seu crescimento e consolidando a missão de educar com qualidade e visão de futuro. A instituição permanece em constante atualização, através da modernização de sua identidade visual, do desenvolvimento de projetos científicos e culturais e do lançamento de iniciativas como o CINE CETEC e o podcast “Vozes da Minha Cabeça”.
- Além de Calebe Garbin/PP, assinaram o requerimento da homenagem, aprovado pela unanimidade do plenário, os parlamentares Alexandre Bortoluz/PP, Capitão Ramon Teles/PL, Daniel Santos/Republicanos, Edson da Rosa/Republicanos, Marisol Santos/PSDB, Pedro Rodrigues/PL, Rose Frigeri/PT, Sandra Bonetto/NOVO e Tenente Cristiano Becker/PRD.