Voltar para a tela anterior.
Está aprovada no Legislativo caxiense a proposta que busca instituir e incluir o Dia S de Valorização e Reconhecimento do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) no Calendário Oficial de Eventos de Caxias do Sul/RS. O assunto integra o projeto de lei 138/2025, de autoria do vereador Edson da Rosa/Republicanos. O texto passou em segunda discussão, nesta terça-feira (02/10), com o voto de todos os legisladores presentes, e seguirá agora para sanção ou veto do Executivo.
Pela matéria, caso for sancionada, a data será celebrada anualmente em 16 de maio. Na exposição de motivos, o autor ressalta que a criação dessa data visa enaltecer a relevância das atividades desenvolvidas por essas instituições em favor da população gaúcha, reconhecendo seu papel fundamental na promoção do desenvolvimento social, cultural, educacional e econômico.
Na apreciação em segunda discussão, o vereador Edson explicou que a proposição partiu de uma sugestão de integrantes do Sindicado do Comércio Varejista de Caxias do Sul (Sindilojas) e que ele a abraçou. Diante disso, agradeceu e saudou representantes do próprio Sindilojas, do Senac, do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Caxias do Sul (Sindigêneros) e Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria da Região Uva e Vinho (Segh). As vereadoras Andressa Marques/PCdoB e Marisol Santos/PSDB cumprimentaram o republicano pelo projeto e também realçaram o trabalho desempenhado pelas entidades do Sistema S.
Quanto à escolha do dia 16 de maio, Edson acrescenta que faz referência aos atos públicos promovidos pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), com o apoio das Federações do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) estaduais, que ocorrem em todo o Brasil. Esses eventos reúnem colaboradores do comércio, usuários, alunos e professores, em uma grande manifestação de apoio ao Sesc e ao Senac.
De acordo com o vereador, o Senac foi criado pelo Decreto-Lei nº 8.621, de 1946, e exerce um papel essencial na formação e na qualificação profissional para o setor do comércio de bens, serviços e turismo. No Rio Grande do Sul, a instituição conta com 51 unidades escolares, que atendem a mais de 460 municípios, contribuindo diretamente para o fortalecimento da economia e da inclusão profissional no Estado. Já o Sesc, instituído pelo Decreto-Lei nº 9.853, também de 1946, tem como missão promover o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio e suas famílias.
Com 51 unidades fixas e nove unidades móveis, o Sesc oferece serviços nas áreas de educação, saúde, cultura, lazer e assistência. Somente no último ano, atendeu a mais de 6,8 milhões de pessoas, consolidando sua atuação efetiva ao longo de 79 anos de história.
Conforme Edson, iniciativas semelhantes ao Dia S no calendário municipal já foram implementadas em diversas cidades gaúchas, como Gravataí, Santana do Livramento e Lajeado.
“Instituir o ‘Dia S’ é uma medida justa e necessária para valorizar o papel essencial do Sesc e do Senac em nossa sociedade, reconhecendo suas significativas contribuições para o desenvolvimento humano, social e econômico do Rio Grande do Sul”, enfatiza o republicano.
PROJETO DE LEI nº 138/2025
Vereador – Partido - Voto
ALDONEI MACHADO PSDB Ausente – Em representação pela Casa
ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim
ANDRESSA CAMPANHER MARQUES PCdoB Sim
ANDRESSA MALLMANN PDT Ausente - Em representação pela Casa
CALEBE GARBIN PP Sim
CLAUDIO LIBARDI JUNIOR PCdoB Não Votou
DAIANE MELLO PL Sim
DANIEL SANTOS REPUB Sim
EDSON DA ROSA REPUB Sim
ESTELA BALARDIN PT Sim
HIAGO STOCK MORANDI PL Sim
JOSE DE JESUS FREITAS ABREU PDT Sim
JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Sim
JULIANO VALIM PSD Sim
LUCAS CAREGNATO PT Presente
MARISOL SANTOS PSDB Sim
PEDRO RODRIGUES PL Sim
RAMON DE OLIVEIRA TELES PL Sim
ROSELAINE FRIGERI PT Sim
SANDRA BONETTO NOVO Sim
SANDRO FANTINEL PL Sim
TENENTE CRISTIANO BECKER PRD Sim
WAGNER PETRINI PSB Sim