Voltar para a tela anterior.
Visitantes já podem conferir a exposição “Palavra Revelada a Todas as Mulheres”, de autoria da artista visual Clara Koppe. A exibição, destinada a todos os públicos, em especial às mulheres, vai seguir no Espaço Cultural Mário Crosa até 15 de outubro. As obras representam peças de máquina de escrever e contêm menção de escritoras que inspiraram a artista.
Segundo Clara, a ideia partiu do projeto Mulheres Gráficas, que promove encontros uma vez por mês entre mulheres de diversas regiões do Brasil e da Alemanha, para apresentação de trabalhos e vivências. As obras foram compostas por gravura em metal, fotogramas, pinhole, gravuras, xilogravuras e cartão postal. São diversos nomes da literatura, das artes e sociedade gravados nas peças, a exemplo de Clarice Lispector, Simone de Beauvoir, Marielle Franco e Silvana Piroli, presidente do Sindiserv (Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul) e primeira mulher a liderar a entidade sindical.
As obras são dedicadas às mulheres que marcaram Clara Koppe durante sua vida nos anos de influência do patriarcado. “Palavra revelada é tudo sobre as mulheres. Eu venho de uma época em que as mulheres só podiam se dedicar aos serviços domésticos, casar e cuidar da família. As escritoras que eu lia me tocaram pelas palavras e me fizeram ser quem eu sou hoje”, explica a artista.