Voltar para a tela anterior.

Mérito Raul Randon do Legislativo é entregue a duas personalidades e a uma área de conhecimento

A honraria bianual reconheceu o papel dos homenageados para fortalecer o setor metalmecânico


O Mérito Raul Randon do Legislativo caxiense foi entregue na noite desta quinta-feira (02/10), no plenário do Parlamento. Na sessão solene, a honraria bianual contemplou a Área do Conhecimento de Ciências Exatas e Engenharias da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Também reconheceu Hugo Zattera, presidente do Conselho de Administração e diretor-presidente da Agrale e da Agritech Lavrale, e Isabel Rizzo, sócia-proprietária da Galvânica Guarany. Na condução da cerimônia, estava o presidente da Câmara Municipal, vereador Lucas Caregnato/PT.

Presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização, Controle Orçamentário e Turismo, o vereador Zé Dambrós/PSB se pronunciou em nome da Casa. Referiu-se a Raul Randon, como verdadeiro gigante do empreendedorismo, pela transformação de Caxias em polo industrial, hoje o segundo maior polo metalmecânico do país.

Dambrós destacou que o Grupo Randon se constituiu como um conglomerado mundial para soluções no transporte. “Aprendemos valores como determinação, ousadia, persistência e humanidade em cada conquista. Os homenageados de hoje fazem das oportunidades uma forma para projetar a cidade ao mundo. São exemplos que mantêm vivo o legado de Randon”, disse.

Em seguida, cada um dos homenageados recebeu o troféu do mérito. Ato contínuo, dirigiram-se à tribuna para agradecimentos. O diretor de Ciências Exatas e Engenharias da UCS, André Gustavo Adami, salientou que os cursos se balizam pelo conhecimento com rapidez e sustentabilidade. Citou a diversificação de formação, sendo que o mais novo curso é o de inteligência artificial. “Pensamos na vivência prática, embasada na ciência. No último ano, desenvolvimentos 52 projetos de inovação e tecnologia, com a captação de R$ 8 milhões”, comentou. O reitor da UCS, Gelson Rech, emendou que a universidade está voltada a impulsionar o empreendedorismo regional.  

De acordo com o diretor-presidente da Agrale e da Agritech Lavrale, a base da própria atuação empresarial parte da cultura do dia a dia, em ambiente familiar simples, capaz de firmar caráter, honestidade, iniciativa e compromisso com o trabalho. Zattera mencionou ter aprendido com diversos ícones do empresariado local, como Francisco Stedile, Paulo Bellini, Raul Randon, maneiras de superar os problemas diários.

A sócia-proprietária da Galvânica Guarany saudou o fato de a empresa estar completando 57 anos de história. Para Isabel Rizzo, ao estar à frente do empreendimento, pode reforçar que competência e talento não dependem de gênero. Enfatizou que a organização manterá a capacidade para inovar, com afeto, paixão e resiliência.

Saiba mais sobre os homenageados

- Hoje conhecida como Área de Ciências Exatas e Engenharias da Universidade de Caxias do Sul (UCS), ela se forjou em 1967, ano em que começou o curso de Engenharia de Operação Mecânica de Máquinas, que formou mais de 640 profissionais. Em 1977, é criado o curso de Engenharia Mecânica, um marco que impulsionou a universidade nas Ciências Exatas e Engenharias. Dentro dos princípios de inovação e tecnologia, alcançou 30 cursos de graduação, formando mais de 10.700 profissionais, além de 640 mestres e doutores a partir dos programas de pós-graduação. Conta com mais de 70 laboratórios.

- Hugo Zattera iniciou sua trajetória profissional no Sulbanco e atuou posteriormente no Jornal Pioneiro, na área de publicidade. Em 1960, ingressou na Kalil Sehbe S.A., onde liderou o setor de recursos humanos e criou um dos primeiros informativos empresariais da cidade. Mais tarde, assumiu a gerência da Importadora Auto Nordeste, revendedora de veículos da jovem empresa Agrisa, que daria origem à Agrale. Com a venda da revendedora, fundou a Lavrale. Hoje, é presidente do Conselho de Administração e diretor-presidente da Agrale e da Agritech Lavrale, além de atuar na diretoria de outras empresas do grupo.

- Isabel Rizzo é sócia-proprietária da Galvânica Guarany, uma empresa com 57 anos de história. A empresária iniciou sua jornada profissional ainda na adolescência, trilhando caminhos nas áreas contábil, administrativa, financeira, comercial e de recursos humanos. Participa ativamente de entidades de classe e contribui para o fortalecimento empresarial e comunitário da cidade.

Entenda o Mérito Raul Randon

A honraria é outorgada a profissionais, empresas ou entidades da área metalmecânica a cada dois anos, como forma de representar a força do trabalho humano e demonstrar o tamanho do potencial do setor metalmecânico na cidade. Foi idealizada pelo então vereador Gustavo Toigo e aprovada pelo plenário, sendo prevista no decreto legislativo 396/A, de 12 de março de 2019. Raul Randon foi o fundador do Grupo Randon, hoje Randoncorp, e destacou-se como empreendedor no segmento da metalurgia. Nascido em Tangará/SC e criado em Caxias do Sul/RS, obteve do Legislativo o título de Cidadão Caxiense. Raul Randon morreu em 3 de março de 2018, aos 88 anos.

02/10/2025 - 22:37
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo