Voltar para a tela anterior.
Na sessão ordinária desta quinta-feira (25/09), os vereadores aprovaram o requerimento 101/2025, que propõe homenagear os 65 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamenta Alberto Pasqualini, comemorados no dia 14 de junho deste ano. A sessão solene, proposta pela vereadora Andressa Marques/PCdoB, deve ocorrer no dia 16 de outubro, às 19h.
Para a proponente, a instituição presta um trabalho ímpar com a comunidade, priorizando o acolhimento dos estudantes, característica exemplar para a rede pública de ensino no município e no país. Além de Andressa, apoiaram o requerimento os vereadores Aldonei Machado/PSDB, Andressa Mallmann/PDT, Cláudio Libardi/PCdoB, Edson da Rosa/Republicanos, Estela Balardin/PT, Juliano Valim/PSD, Rose Frigeri/PT e Sandra Bonetto/NOVO.
Rose Frigeri destaca a participação da escola no projeto Vereador Por Um Dia, da Casa Legislativo. Em 2023, a estudante Isadora de Oliveira Brando, então do 8º ano, propôs a criação do Dia Municipal da Mulher Trabalhadora, em 22 de julho, homenageando às jovens mulheres vítimas da explosão da Metalúrgica Gazola ocorrida em 1943. A proposta foi acatada pela vereadora petista e virou lei, em 2024, após aprovação dos demais vereadores e sanção do prefeito.
Conforme disposto no ofício, a escola era chamada de Grupo Escolar Municipal Alberto Pasqualini. A inauguração ocorreu em 14 de junho de 1960. As atividades iniciaram com 28 estudantes sob a direção da professora e também diretora Odila Rech (Em memória). O pátio da escola eram as ruas laterais com o campo que existia nos fundos. Em 1973 foram inauguradas as novas dependências do Grupo Escolar Municipal Alberto Pasqualini.
Em maio de 1986 foi inaugurado o prédio onde está localizada a escola, à Avenida Maurício Sirotsky Sobrinho, 2.155, passando a denominar-se Escola Municipal de 1º Grau Incompleto Alberto Pasqualini. A área II, que hoje corresponde do 6º ao 9º ano, foi implementada na década de 1990.
A partir do ano 2000, com a ampliação do prédio, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Alberto Pasqualini passou a atender a um número cada vez maior de estudantes da comunidade, consolidando-se como referência educacional no bairro. A biblioteca, criada nesse período, tornou-se espaço de incentivo à leitura e à pesquisa, promovendo projetos literários que se mantiveram ao longo dos anos.
Atualmente, a Alberto Pasqualini segue sua trajetória de mais de seis décadas de história, marcada pelo compromisso com a formação integral dos estudantes e pela construção de um espaço de aprendizagem, convivência e cidadania que honra o legado de sua fundação.
Deliberação do requerimento 101/2025
Vereador – Partido – Voto
ALDONEI MACHADO PSDB Sim
ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim
ANDRESSA CAMPANHER MARQUES PCdoB Sim
ANDRESSA MALLMANN PDT Sim
CALEBE GARBIN PP Não Votou
CLAUDIO LIBARDI JUNIOR PCdoB Sim
DAIANE MELLO PL Sim
DANIEL SANTOS REPUB Sim
EDSON DA ROSA REPUB Sim
ESTELA BALARDIN PT Sim
HIAGO STOCK MORANDI PL Sim
JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Sim
JULIANO VALIM PSD Sim
LUCAS CAREGNATO PT Presente
MARISOL SANTOS PSDB Sim
PEDRO RODRIGUES PL Sim
RAFAEL BUENO PDT Sim
RAMON DE OLIVEIRA TELES PL Sim
ROSELAINE FRIGERI PT Sim
SANDRA BONETTO NOVO Sim
SANDRO FANTINEL PL Sim
TENENTE CRISTIANO BECKER PRD Sim
WAGNER PETRINI PSB Sim