Voltar para a tela anterior.
Foi retirada da pauta da sessão da Câmara Municipal de Caxias do Sul desta terça-feira (23/09) a moção de repúdio (MC 21/2025) sobre charge de Carlos Henrique Iotti a respeito dos Festejos Farroupilhas. A publicação do cartunista caxiense foi veiculada no instagram de “O Bairrista”. Tanto o documento que tramitava no Legislativo, questionando a veiculação, quanto a saída do texto da pauta partiram do vereador Alexandre Bortoluz/PP (Bortola) e mais sete parlamentares.
Também tinham assinado a moção os legisladores Aldonei Machado/PSDB, Calebe Garbin/PP, Daiane Mello/PL, Daniel dos Santos/Republicanos, Hiago Morandi/PL, Sandro Fantinel/PL e Tenente Cristiano Becker/PRD.
De acordo com os autores da moção, a charge foi publicada no dia 12 de setembro, chamando de "fiasqueira" as comemorações dos Festejos Farroupilhas, “em tom de ridicularização e depreciação da cultura gaúcha”. Os vereadores avaliaram a charge como uma ofensa ao povo gaúcho, mas, hoje (23/09), optaram pela não apreciação do texto de repúdio em plenário.