Voltar para a tela anterior.
A unanimidade dos vereadores caxienses acolheu o requerimento (Req. 100/2025) que convoca o titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Geraldo da Rocha Freitas Junior, para vir à Câmara Municipal de Caxias do Sul e prestar esclarecimentos sobre a atual situação da área no município, respondendo a questionamentos dos parlamentares. O pedido partiu da vereadora Daiane Mello/PL, sendo subscrito por mais 10 legisladores. São eles: Andressa Marques/PCdoB, Andressa Mallmann/PDT, Capitão Ramon/PL, Cláudio Libardi/PCdoB, Estela Balardin/PT, Hiago Morandi/PL, Juliano Valim/PSD, Rafael Bueno/PDT, Rose Frigeri/PT e Sandra Bonetto/NOVO.
A solicitação está em conformidade com o artigo 62 da Lei Orgânica Municipal, e com o artigo 176 do Regimento Interno. Os autores querem saber o panorama real da rede pública de saúde de Caxias do Sul, incluindo estrutura, atendimento e cobertura; as medidas adotadas para suprir a demanda por consultas, exames e cirurgias eletivas, especialmente após a pandemia: e qual a situação da falta de medicamentos nas farmácias públicas, com providências previstas.
Também indagam a respeito do planejamento da Secretaria de Saúde em relação ao déficit de profissionais nos estabelecimentos da rede pública; e a motivação para o descumprimento da lei 8.397, de 18 de junho de 2019, que dispõe sobre a divulgação das listas de espera de pacientes que aguardam por procedimentos via Sistema Único de Saúde.
Durante a discussão da matéria, a vereadora Daiane Mello disse que não adianta ter unidade básica de saúde (UBS) com horário estendido, se não há médico disponível no local. Os parlamentares Andressa Marques/PCdoB, Estela Barlardin/PT e Hiago Morandi/PL defenderam prioridade à atenção básica. Na opinião dos vereadores Cláudio Libardi/PCdoB e Lucas Caregnato/PT (presidente da Câmara), é necessário pensar e ter clareza sobre a concepção de saúde que se quer para a cidade.
O liberal Pedro Rodrigues compreende a necessidade de esclarecimentos por parte da SMS e mencionou recursos de emenda parlamentar que conseguiu com o deputado federal Maurício Marcon/PODE para reformas em quatro UBSs: São Ciro, Diamantino, Jardim Eldorado e Século XX. O legislador Sandro Fantinel/PL alertou sobre um contingenciamento de 17% estabelecido pelo governo federal nos valores das emendas parlamentares destinadas a obras e demais melhorias à região.
DELIBERAÇÃO SOBRE O REQUERIMENTO nº 100/2025
Vereador - Partido - Voto
ALDONEI MACHADO PSDB Sim
ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim
ANDRESSA CAMPANHER MARQUES PCdoB Sim
ANDRESSA MALLMANN PDT Sim
CALEBE GARBIN PP Sim
CLAUDIO LIBARDI JUNIOR PCdoB Sim
DAIANE MELLO PL Sim
DANIEL SANTOS REPUB Sim
EDSON DA ROSA REPUB Sim
ESTELA BALARDIN PT Sim
HIAGO STOCK MORANDI PL Sim
JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Sim
JULIANO VALIM PSD Sim
LUCAS CAREGNATO PT Presente
MARISOL SANTOS PSDB Sim
PEDRO RODRIGUES PL Sim
RAFAEL BUENO PDT Sim
RAMON DE OLIVEIRA TELES PL Sim
ROSELAINE FRIGERI PT Sim
SANDRA BONETTO NOVO Sim
SANDRO FANTINEL PL Sim
TENENTE CRISTIANO BECKER PRD Sim
WAGNER PETRINI PSB Sim