Voltar para a tela anterior.
Na Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi, nesta quinta-feira (25/09), às 17h30min, a Comissão de Saúde (CS) realizará audiência pública para tratar sobre o atendimento a pessoas que precisam ou passam por procedimento cirúrgico de estomização em Caxias do Sul. O encontro vai ser conduzido pelo vereador Rafael Bueno/PDT, presidente da Comissão de Saúde do Legislativo. Haverá transmissão da TV Câmara Caxias (canal 16 da Claro/Net) e pelas redes sociais da Casa (Facebook e YouTube).
Bueno explica que a proposta é debater sobre os direitos, a saúde e as necessidades dos estomizados, os possíveis avanços na área e a classificação desse público como pessoas com deficiência (PCDs). A comissão explana que estomizado refere-se à pessoa que passou por um procedimento cirúrgico chamado estomia ou ostomia, criando uma abertura no abdômen para eliminação de resíduos do corpo (fezes, urina e outros) por meio de uma bolsa externa. O procedimento é realizado quando o sistema digestório, urinário ou respiratório não pode funcionar normalmente, podendo ser temporário ou permanente. São exemplos desses procedimentos: a colostomia (fezes), ileostomia (líquidos do intestino delgado) e urostomia (urina).
Farão parte da mesa de autoridades durante a audiência: o deputado e médico Thiago Duarte/União Brasil; a diretora-presidente da Federação Gaúcha dos Estomizados (Fegest), Marlene Theresa Hammes da Silva; Daniela Mendes Vicentino e Aline Cristina Bacarin, representantes do Ambulatório Municipal de Estomizados da Secretaria Municipal da Saúde; Jaqueline Fedrizzi, membro da Coordenadoria Municipal de Acessibilidade; e Roselaine Sumariva, que está criando a ONG (Organização Sem Fins Lucrativos) Associação de Ostomizados de Caxias do Sul (AOC).
Além do vereador-presidente Rafael Bueno/PDT, integram a Comissão de Saúde os vereadores Juliano Valim/PSD, Estela Balardin da Silva/PT, Capitão Ramon/PL e Andressa Marques/PCdoB.