Voltar para a tela anterior.
Durante as celebrações da Semana Farroupilha, que ocorre de 14 a 20 de setembro, os vereadores da Câmara Municipal de Caxias do Sul apreciaram, na sessão ordinária desta quinta-feira (18/09), um projeto de lei (PL) voltado ao tradicionalismo gaúcho. De autoria de Daniel Santos/Republicanos, o PL 130/2024 apresenta um modelo de programa de promoção da cultura e das tradições gaúchas, nas escolas públicas municipais. Uma vez apreciado, o texto deve retornar à pauta, para segunda discussão e votação.
Na exposição de motivos, o parlamentar argumenta que a criação de um programa de incentivo à cultura local proporcionará benefícios às crianças e aos jovens. Acredita que, como resultado, sejam perceptíveis melhoras no desempenho físico e mental, gerando estímulos motores, além do desenvolvimento da resiliência e do respeito.
Se aprovado, o programa contará com a participação ativa de membros dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) devidamente credenciados ou selecionados pelas secretarias da Cultura e da Educação. Baseado nessa organização, Santos nomeou a iniciativa como “Programa CTG na Escola”.
Em discussão, os vereadores pontuaram a relevância de preservar as tradições do povo gaúcho, apresentando cultura para os cidadãos desde cedo. O espaço também deu abertura para que fosse discutida a hierarquização da cultura, comparando expressões culturais brasileiras. Para Hiago Morandi/PL, o tradicionalismo gaúcho nas escolas preserva bons costumes, enquanto estados que incluem funk no ambiente escolar não dariam bom exemplo. Em contrapartida, Estela Balardin/PT alertou que toda cultura tem relevância, o que deve ser feita é uma reflexão acerca de letras das músicas trabalhadas.
Veja também o resumo da TV Câmara Caxias: