Voltar para a tela anterior.
O líder da bancada do PDT caxiense, vereador Rafael Bueno participou da entrega da Comenda Medalha Irmãos Bertussi na noite desta quarta-feira (17/9), nos Pavilhões da Festa da Uva, para o também pedetista e músico Robison Boeira. Além de Robison, foram homenageados Rubens Tissot, Shirlei Paravisi e Rafael De Boni, sendo o último agraciado com a comenda especial pelo destaque na defesa do tradicionalismo. A escolha dos nomes se deu por meio de uma comissão especial voltada a esse fim.
Robison Boeira tem carreira musical dedicada ao tradicionalismo e já tocou em 11 países. É professor de acordeão diatônico, incentivando crianças, jovens e adultos, a dedicarem-se à música e ao instrumento. Pela atuação como conselheiro no Conselho Municipal de Política Cultural, em várias gestões, foi eleito presidente da atual gestão. Robison Boeira teve indicações ao Prêmio Açorianos de Música, vencendo como melhor instrumentista, revelação do ano e melhor compositor. Por sua atuação e dedicação como conselheiro no Conselho Municipal de Política Cultural de Caxias do Sul, em várias gestões, foi eleito atual presidente. Ele foi o produtor musical do Centenário Honeyde Bertussi assim como, além de produzir, participa como músico do “O Grande Encontro”, que reúne grandes nomes da música gaúcha, desde sua primeira edição. O evento organiza grandes shows em várias cidades do Interior e Porto Alegre.
Na sua fala, emocionou-se ao contar um pouco de sua trajetória, o amor pelo tradicionalismo e pela divulgação dos projetos aos quais se envolve, muitos de cunho social e de envolvimento de crianças e adolescentes. Também lembrou com gratidão e lágrimas dos ensinamentos e incentivos do pai, José Boeira, por quem deu os primeiros passos na carreira musical.
Rafael Bueno destacou ser muito justa a homenagem e que Robison tem fundamental importância no tradicionalismo e na cultura, que é uma das causas do PDT.
Histórico da Comenda
A comenda foi instituída pelo decreto legislativo 72/A, de 19 de novembro de 1998, a partir da iniciativa do ex-vereador Francisco Spiandorello. A honraria contempla pessoas que, reconhecidamente, tenham prestado serviços em prol da cultura tradicionalista gaúcha, no âmbito de Caxias do Sul. A distinção especial se destina a quem se destaque na defesa do tradicionalismo, em nível estadual ou nacional.
Por decreto legislativo, de 2 de outubro de 2018, a comenda passou a se chamar Irmãos Bertussi. Antes, a nomenclatura era Honeyde Bertussi.