Voltar para a tela anterior.
Foi debatido, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (18/09), o requerimento 98/2025, que solicita informações sobre a utilização de projetos das universidades e faculdades locais para a implantação de melhorias em Caxias do Sul. De autoria do vereador Capitão Ramon Teles/PL, o pedido foi aprovado por unanimidade entre os parlamentares da Casa. Pela Lei Orgânica, o Executivo possui 30 dias para dar retorno ao requerimento.
Segundo o documento, as instituições de ensino são relevantes polos de conhecimento e inovação, capazes de contribuir com pesquisas, projetos e soluções de baixo custo para os desafios enfrentados pela cidade. A utilização de trabalhos acadêmicos e parcerias com espaços de Ensino Superior podem trazer benefícios significativos, como a melhoria da qualidade dos serviços públicos, a redução de custos para os cofres municipais e a valorização da produção científica local, acredita Ramon.
As informações solicitadas pelo parlamentar questionam se o município caxiense tem utilizado projetos acadêmicos para a implantação de melhorias na mobilidade urbana, meio ambiente, saúde, educação e desenvolvimento econômico. Caso os tais projetos sejam utilizados, o documento pede a explanação de resultados obtidos a partir e, se não, que seja informado se existe algum plano para estabelecer parcerias com universidades e faculdades da região.
Em discussão, Capitão Ramon expressou que o pedido de informações vai ao encontro de ideias defendidas pelo vice-prefeito Edson Néspolo/UNIÃO, que deseja estabelecer um banco de projetos. Ele explicou que, em visitas a instituições, coordenadores e professores se mostraram entusiasmados com a ideia trazida pelo vereador. Declarou a possibilidade de trazer soluções para coisas que, atualmente, perderam recursos. “Esses jovens que estão aprendendo poderiam auxiliar em melhorias no município, como projetos para quadras, Unidades Básicas de Saúde e reformas em escolas”, salientou Capitão, sugerindo que seja aproveitado todo o conhecimento técnico e científico da juventude.
Líder de governo na Casa, Daniel Santos/Republicanos rebateu Capitão Ramon, citando que já existem projetos e parcerias de universidades com Caxias do Sul. “Estes programas existem justamente para auxiliar nas questões de desenvolvimento e melhorias da cidade”, afirmou. O liberal destacou que não possui conhecimento de tais projetos, justamente pela felicidade dos profissionais com quem ele conversou que, segundo ele, ficaram animados com a procura para realizar uma parceria com o município.
O vereador Cláudio Libardi/PCdoB salientou que é mais prudente realizar uma verificação se há um contrato de cedência de patentes, de direitos industriais e autorais por parte das universidades, pois, dependendo do contexto, a proposição será efetiva para Caxias do Sul.
Veja também o resumo da TV Câmara Caxias:
DELIBERAÇÃO DO REQUERIMENTO 98/2025
VEREADOR – PARTIDO – VOTO
ALDONEI MACHADO PSDB Sim
ALEXANDRE BORTOLUZ PP Em representação
ANDRESSA CAMPANHER MARQUES PCdoB Ausente
ANDRESSA MALLMANN PDT Sim
CALEBE GARBIN PP Sim
CLAUDIO LIBARDI JUNIOR PCdoB Sim
DAIANE MELLO PL Sim
DANIEL SANTOS REPUB Sim
EDSON DA ROSA REPUB Sim
ESTELA BALARDIN PT Ausente
HIAGO STOCK MORANDI PL Sim
JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Sim
JULIANO VALIM PSD Sim
LUCAS CAREGNATO PT Presente
MARISOL SANTOS PSDB Sim
PEDRO RODRIGUES PL Em representação
RAFAEL BUENO PDT Sim
RAMON DE OLIVEIRA TELES PL Sim
ROSELAINE FRIGERI PT Sim
SANDRA BONETTO NOVO Sim
SANDRO FANTINEL PL Sim
TENENTE CRISTIANO BECKER PRD Sim
WAGNER PETRINI PSB Sim