Voltar para a tela anterior.

Legislativo estuda inserir Semana do Orixá Ogum no Calendário Oficial de Caxias

Proposta de autoria do parlamentar Rafael Bueno/PDT e do então vereador Edio Elói Frizzo/PSB passou em primeira discussão na plenária desta terça-feira (16/09) e retornará à pauta para votação final


Os legisladores caxienses analisam a inclusão da Semana Municipal do Orixá Ogum no Calendário Oficial de Eventos de Caxias do Sul. De autoria do parlamentar Rafael Bueno/PDT e do então vereador Edio Elói Frizzo/PSB, a matéria passou em primeira discussão na plenária desta terça-feira (16/09) e retornará à pauta para votação final.

Sob o número 92/2025, o projeto de lei (PL) que trata do assunto informa que o Orixá Ogum é padroeiro de Caxias do Sul e do Rio Grande do Sul e a referida semana, se virar lei, será celebrada anualmente no período de 23 a 29 de abril.

Os autores explicam que Ogum traduz a caracterização da cidade enquanto pujante polo metalmecânico e é consagrado padroeiro de Caxias do Sul entre os umbandistas e os adeptos dos mais diversos ramos da religiosidade afro-brasileira na região. De acordo com a exposição de motivos do referido PL, a cidade tem mais de 350 terreiros afiliados à Associação de Umbanda Caxias, fundada em 15 janeiro de 1974 e que associa Terreiros de Umbanda e Centros de Cultura de Matriz Africana, além de realizar diversos trabalhos em prol da religião e dos umbandistas de Caxias do Sul.

“Em muitos aspectos, o Orixá contém similaridades com o processo de colonização e o ímpeto cultural presentes no cotidiano caxiense, então solidificados pelo lema ‘Fé e Trabalho’”, sublinham Bueno e Frizzo.

Eles acrescentam que as comemorações ao Orixá Ogum são realizadas no mesmo dia em que se celebra o santo católico São Jorge da Capadócia: 23 de abril. A Associação de Umbanda Caxias realizou a primeira Procissão Municipal a Ogum em 23 de abril de 1998. A concentração ocorreu na Praça Dante Alighieri e seguiu em cortejo, com a imagem de São Jorge em caminhão do Corpo de Bombeiros, até o extinto ginásio Pedro Carneiro Pereira, nas imediações do Parque dos Macaquinhos. Foi assim de 1998 até 2005. Com a instalação do Monumento ao Orixá Ogum, no bairro Kayser, todas as atividades passaram a ocorrer em seu entorno, na Praça Lauro de Oxum, a partir de 2006.

Na Semana em pauta, acontece a reunião de mais de 300 pessoas diariamente no local e, a cada ano, cresce mais a participação. Por isso, os vereadores defendem a oficialização da Semana Municipal do Orixá Ogum no calendário de Caxias do Sul. “Esse evento representará não apenas uma oportunidade de celebração da fé, mas também de integração e fortalecimento dos laços comunitários, consolidando Caxias do Sul como um ambiente acolhedor e diversificado para todos os seus habitantes”, argumentam Bueno e Frizzo, no documento.

Veja também o resumo da TV Câmara Caxias:

16/09/2025 - 17:15
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo