Voltar para a tela anterior.

Força Auxiliar Bombeiros Voluntários Rota do Sol ocupa espaço da Tribuna Livre

Durante a sessão desta quarta-feira, o comandante Joel Troni explicou aos vereadores quais são os trabalhos feitos pelo grupo


Na sessão ordinária desta quarta-feira (10/09), o espaço da Tribuna Livre foi ocupado pela Força Auxiliar Bombeiros Voluntários Rota do Sol, representada pelo comandante da organização, Joel Troni. Na oportunidade, explicou aos vereadores e à comunidade como o trabalho voluntário é exercido.

Sem vínculo com o município e com o 5º Batalhão de Bombeiro Militar de Caxias do Sul, a equipe de 79 pessoas atua de forma autônoma, partindo da dedicação dos membros que dedicam 48 horas mensais para plantões. Com uma sede simples, os trabalhos envolvem atendimento pré-hospitalar; remoção de árvores em áreas urbanas e rurais; resgates de pessoas em áreas abertas, fechadas ou ilhadas; combate ao incêndio florestal, urbano e veicular.

Embora não participe da Associação dos Bombeiros Voluntários do Estado do Rio Grande do Sul (Voluntersul), a Força Auxiliar tem o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RS), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul. De acordo com Troni, os voluntários são devidamente preparados para as demandas, passando por treinamento com mais de mil horas de carga horária.

Além dos serviços prestados, o grupo atua em situações de emergência do Estado gaúcho e em Santa Catarina. Em 2024, prestaram auxílio em outros municípios, que foram afetados pelas enchentes. Em Tijucas/SC, foram homenageados pelo trabalho de 85 resgates, como contou Troni. Disse que o papel da Força é de auxiliador, e não de concorrência com os bombeiros concursados que atuam no município.

10/09/2025 - 13:43
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Vitor Augusto Silveira Lo

Ir para o topo