Voltar para a tela anterior.

Vereador Pedro Rodrigues recebe honraria durante solenidade dos 51 anos do 12º BPM

O vereador destacou a importância da Brigada Militar para a comunidade


Durante a solenidade em comemoração aos 51 anos de atuação do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM) em Caxias do Sul, realizada na tarde desta terça-feira (9), o vereador Pedro Rodrigues (PL) foi agraciado com a medalha e o título de comendador honorífico do batalhão. A condecoração foi entregue pelo comandante da unidade, Tenente-Coronel Márcio Fernandes, e reconhece personalidades que contribuem de forma significativa para o fortalecimento da corporação e para a segurança pública. O evento ocorreu na Villa Basílico e reuniu empresários, autoridades civis e militares, além de representantes de diferentes forças de segurança.

O vereador destacou a importância da Brigada Militar para a comunidade. “O 12º BPM exerce um papel fundamental na segurança pública, não apenas no combate à criminalidade, mas também na prevenção e no desenvolvimento de projetos sociais. Programas como o Proerd são exemplos de como a corporação vai além do policiamento ostensivo, conscientizando crianças e adolescentes sobre os riscos das drogas e do álcool e incentivando-os a dizer sim à vida” afirmou Rodrigues.

Trajetória do 12º BPM

A história do 12º BPM remonta a 1940, com a instalação do 5º Batalhão de Caçadores em Montenegro, que tinha a 2ª Companhia sediada em Caxias do Sul. Após diversas reorganizações, em 1974 foi oficialmente criado o 12º Batalhão de Polícia Militar, abrangendo inicialmente dez municípios, com companhias em Caxias do Sul e Bento Gonçalves.

A unidade foi oficialmente instalada em 9 de setembro de 1974 e, no ano seguinte, transferiu-se para a atual sede, no bairro Kayser, onde também foi criado o Pelotão de Choque. Ao longo das décadas, o batalhão expandiu sua atuação com a criação de novas companhias, do Grupo de Polícia Montada, do Canil, da Companhia de Guardas e da Seção de Operações Policiais (SOP). Também inovou com a implantação do policiamento feminino em 1991 e dos primeiros módulos comunitários em 1992.

Entre os projetos de destaque estão o PROSEPA (Programa Social e Educativo de Profissionalização de Adolescentes, criado em 1994), o próprio Canil e o Brigada Online, lançado em 2016, tornando-se pioneiro no Estado na digitalização de boletins de ocorrência diretamente no local das ocorrências.

Atualmente, o 12º BPM está estruturado em três companhias de policiamento e no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (190), com atuação nas áreas urbana e rural, além de operações especializadas que incluem pelotões de choque, canil, polícia montada, patrulhas especiais e ROCAM.

10/09/2025 - 11:48
Gabinete do vereador Pedro Rodrigues/PL
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo