Voltar para a tela anterior.
Passou pela primeira discussão em plenário, nesta terça-feira (09/09), o projeto de lei 97/2025, que institui o Dia de Mobilização a favor da Saúde Mental Materna no Calendário Oficial de Eventos do Município. De autoria da vereadora Daiane Mello/PL, o objetivo da proposição é ampliar o debate e a reflexão sobre os desafios emocionais vividos por mulheres no período da maternidade. O ofício deverá retornar à ordem do dia, para a segunda discussão e votação.
Se aprovada, a data deve ocorrer anualmente, após o segundo domingo do mês de maio, sendo assim, sempre após o dia das mães. Na exposição de motivos, Daiane argumenta que estudos indicam que transtornos como depressão pós-parto, ansiedade materna e exaustão emocional afetam muitas mulheres todos os anos; a maioria delas enfrenta o sofrimento em silêncio por medo de julgamentos ou pela falta de uma rede de apoio adequada.
É sugerido que as mobilizações no dia envolvam a formação de grupos de apoio psicológico, a realização de palestras e eventos informativos, e a promoção de ações voltadas ao bem-estar das mães, incluindo cuidados estéticos, autocuidado e autoestima.
Veja também o resumo da TV Câmara Caxias: