Voltar para a tela anterior.
Durante a sessão ordinária desta quinta-feira (04/09), os vereadores aprovaram o requerimento 95/2025, que prevê a indicação dos nomes para a outorga da Comenda Medalha Irmãos Bertussi, que será realizada no dia 17 de setembro, em alusão à Semana Farroupilha, nos Pavilhões da Festa da Uva, às 19h30. Serão quatro homenageados: Robison Boeira; Rubens Tissot; Shirlei Paravisi; e Rafael De Boni, sendo o último agraciado com a comenda especial pelo destaque na defesa do tradicionalismo. O documento foi assinado pela Mesa Diretora da Casa, composta pelo presidente, Lucas Caregnato/PT; 1º e 2ª vice-presidentes, Wagner Petrini/PSB e Andressa Marques/PCdoB; 1º e 2ª secretários, Alexandre Bortoluz/PP e Andressa Mallmann/PDT.
A escolha dos nomes se deu por meio de uma comissão especial voltada a esse fim. Na composição, estão um representante da Coordenadoria Regional Tradicionalista, Rodrigo Macedo Ramos; um representante indicado pelos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) de Caxias do Sul, Nicanor Castilhos; um representante indicado pelos Piquetes de Laçadores do município, Gilson Boff; os vereadores Alexandre Bortoluz/PP, Marisol Santos/PSDB e Rafael Bueno/PDT.
De acordo com os parlamentares, os perfis dos homenageados são:
– Robison Boeira: com carreira musical dedicada ao tradicionalismo, já tocou em onze países. É professor de acordeão diatônico, incentivando crianças, jovens e adultos, a dedicarem-se à música e ao instrumento. Pela atuação como conselheiro no Conselho Municipal de Política Cultural, em várias gestões, foi eleito presidente da atual gestão.
– Rubens Tissot: com atuação forte no Movimento Tradicionalista Gaúcho, ocupou o cargo de Capataz do CTG Imigrantes e Tradição, tornando-se conselheiro do movimento entre 1999 e 2004. Foi ainda Diretor Artístico da 25ª Região Tradicionalista em 2005, vice-coordenador da 25ª região entre 2006 e 2010 e, anos depois, Patrão do CTG Campo dos Bugres, de 2015 a 2018.
– Shirlei Paravisi: jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul, pós-graduada em Jornalismo, Gestão e Empreendedorismo pela ESPM. Entrou na RBS TV Caxias em 1994, como estagiária, onde atua hoje como apresentadora do Jornal do Almoço na Serra. No tradicionalismo, foi 1ª Prenda Juvenil da Entidade, Primeira Prenda Juvenil da 25ª Região Tradicionalista e 1ª Prenda Juvenil do estado no período de 1990/1991.
– Rafa De Boni: músico, compositor, produtor e arranjador com mais de três décadas dedicadas à música gaúcha e sul-americana. Multi-instrumentista, já integrou e acompanhou diversos artistas e grupos, gravou CDs e DVDs premiados e participou de turnês nacionais e internacionais, incluindo duas nos Estados Unidos representando a cultura do Rio Grande do Sul e do Brasil. Em 2023, estreou como autor com o livro ‘Entre Causos e Gaitas’, que figurou entre os mais vendidos da 39ª Feira do Livro de Caxias do Sul.
Na oportunidade Marisol e Zé Dambrós/PSB parabenizaram os homenageados, destacando a relevância de manter viva a memória das tradições do estado. Dambrós ainda sugeriu que a música gaúcha seja melhor incorporada nas festividades de Caxias, como antes era feito em espaços públicos em época de Festa da Uva.
Histórico da Comenda
A comenda foi instituída pelo decreto legislativo 72/A, de 19 de novembro de 1998, a partir da iniciativa do ex-vereador Francisco Spiandorello. A honraria contempla pessoas que, reconhecidamente, tenham prestado serviços em prol da cultura tradicionalista gaúcha, no âmbito de Caxias do Sul. A distinção especial se destina a quem se destaque na defesa do tradicionalismo, em nível estadual ou nacional.
Desde que entrou em vigor, a distinção sofreu alterações. Em setembro de 2006, os ex-vereadores Edio Elói Frizzo e Edson da Rosa fizeram com que o número de agraciados aumentasse de dois para até três, além da criação da comenda especial. Eles propuseram que a comissão julgadora ampliasse a participação de vereadores representando a Câmara Municipal, de dois para três.
Em agosto de 2011, a partir de proposta da ex-vereadora Denise Pessôa, ficou estabelecido que, entre os homenageados de cada ano, haveria, no mínimo, uma mulher. Outra medida dela foi para que, entre os três parlamentares que representassem o Legislativo na comissão avaliadora, existisse, pelo menos, uma vereadora.
Por decreto legislativo, de 2 de outubro de 2018, a partir da iniciativa dos ex-vereadores Frizzo e Ricardo Daneluz, a comenda passou a se chamar Irmãos Bertussi. Antes, a nomenclatura era Honeyde Bertussi.
Veja também o resumo da TV Câmara Caxias:
Deliberação do requerimento 95/2025
Vereador – Partido – Voto
ALDONEI MACHADO PSDB Ausente por estar representação pela Casa
ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim
ANDRESSA CAMPANHER MARQUES PCdoB Sim
ANDRESSA MALLMANN PDT Sim
CALEBE GARBIN PP Sim
CLAUDIO LIBARDI JUNIOR PCdoB Não Votou
DAIANE MELLO PL Sim
DANIEL SANTOS REPUB Ausente por estar representação pela Casa
EDSON DA ROSA REPUB Ausente por estar representação pela Casa
ESTELA BALARDIN PT Sim
HIAGO STOCK MORANDI PL Sim
JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Sim
JULIANO VALIM PSD Sim
LUCAS CAREGNATO PT Presente
MARISOL SANTOS PSDB Sim
PEDRO RODRIGUES PL Sim
RAFAEL BUENO PDT Sim
RAMON DE OLIVEIRA TELES PL Sim
ROSELAINE FRIGERI PT Sim
SANDRA BONETTO NOVO Sim
SANDRO FANTINEL PL Sim
TENENTE CRISTIANO BECKER PRD Sim
WAGNER PETRINI PSB Sim