Voltar para a tela anterior.
Foi votado e aprovado por unanimidade entre os parlamentares, durante a sessão ordinária desta terça-feira (02/09), o projeto de lei (PL) 77/2025, que institui a “Ultramaratona Desafio do Padre”, como evento oficial no município caxiense, a ser realizado todo ano, no mês de novembro. O PL tem como proponente a vereadora Marisol Santos/PSDB. O texto seguirá para a sanção do prefeito Adiló Didomenico.
Marisol destacou que, durante a primeira edição, realizada em novembro de 2024, o evento reuniu quase 300 atletas de diversas cidades, sendo 65% provenientes de fora de Caxias do Sul. A presença de participantes de outros municípios evidencia o impacto positivo da ação no fomento ao turismo local e geração de renda para a economia caxiense.
A vereadora também comunicou que a inclusão do evento no calendário oficial é compreendida como uma forma de reconhecer a relevância que o mesmo possui para o turismo esportivo local. Ela relatou que, além disto, a atividade integra o turismo religioso e expressa a cultura, fazendo com que o público geral visite e conheça a história de Caxias do Sul.
Segundo o ofício, a atividade é um evento esportivo de grande relevância para o município caxiense, valorizando e integrando aspectos ambientais, culturais, educacionais e artísticos da região. Além disso, a prova representa uma expressiva oportunidade de projetar o nome de Caxias do Sul no cenário nacional, conferindo visibilidade e destacando a cidade como um polo de importantes eventos esportivos e culturais.
O percurso da ultramaratona contempla as belas paisagens e patrimônios históricos da região, incluindo a Vila Operária de Galópolis, a Estrada do Vinho, a Estrada do Imigrante e as localidades de São Brás e Ana Rech, atravessando os 57 quilômetros do Caminho do Beato Padre João Schiavo.
Além disso, de acordo com o documento, a ação enaltece uma colaboração entre diversos órgãos públicos, como a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Brigada Militar e Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM). Para o futuro, a organização projeta um crescimento no número de inscritos, aproximando-se de 500 atletas já na segunda edição. A inclusão da prova no calendário oficial do município facilitará a articulação e o suporte desses órgãos assegurando a segurança, o sucesso e a continuidade do evento.
DELIBERAÇÃO DO PROJETO DE LEI 77/2025
VEREADOR – PARTIDO – VOTO
ALDONEI MACHADO PSDB Sim
ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim
ANDRESSA CAMPANHER MARQUES PCdoB Sim
ANDRESSA MALLMANN PDT Sim
CALEBE GARBIN PP Sim
CLAUDIO LIBARDI JUNIOR PCdoB Sim
DAIANE MELLO PL Sim
DANIEL SANTOS REPUB Sim
EDSON DA ROSA REPUB Sim
ESTELA BALARDIN PT Em representação
HIAGO STOCK MORANDI PL Sim
JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Sim
JULIANO VALIM PSD Sim
LUCAS CAREGNATO PT Presente
MARISOL SANTOS PSDB Sim
MAURI LUÍS MARTINELLI PDT Sim
PEDRO RODRIGUES PL Sim
RAMON DE OLIVEIRA TELES PL Sim
ROSELAINE FRIGERI PT Sim
SANDRA BONETTO NOVO Sim
SANDRO FANTINEL PL Sim
TENENTE CRISTIANO BECKER PRD Sim
WAGNER PETRINI PSB Sim